O último dia do Seminário de Formação Educacional e Sindical da APROFEM, sob o tema "Educação, Cidadania e Currículo", foi nesta sexta-feira, 18/11, exclusivo aos filiados do Quadro de Apoio à Educação.
A primeira palestrante do dia foi a Prof.ª Wânia Karolis Ramos Urresta, que abordou a importância da descoberta da própria imagem do profissional como educador no mundo, com o mundo, com o outro (educando) e consigo mesmo nos espelhos dos contos. Também conduziu um bate-papo com todos os participantes sobre a possível e prazerosa experiência vivida no instante artístico e lúdico da apresentação.
A Prof.ª Ms Carla Rizzo palestrou a seguir, trazendo importantes reflexões sobre as relações interpessoais na escola, como por exemplo, porque os outros interpretam de maneira equivocada sugestões, ações, sentimentos e pensamentos e como criar vínculos de confiança saudáveis na escola. Enfatizou que no relacionamento com as pessoas é fundamental saber conviver de forma ética, competente e honesta e evitar situações aversivas, antipatizantes e competitivas.
E com o tema "Um novo olhar no contexto da gestão: cidadão x economia", o Prof. Ms. Carlos Roberto do Prado encerrou as atividades da manhã, sinalizando os desafios atuais do mundo contemporâneo, que passa por um período de grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Nesta palestra, destacou que quaisquer que sejam as estruturas e estratégias, as organizações estão reconhecendo rapidamente que é o desempenho de seus "recursos humanos" que pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso.
Após o intervalo do almoço, a palestra "Conversa sobre Currículo Escolar: Escola e novas identidades funcionais" foi ministrada pela Prof.ª Ms. Isilda Lozano Perez. A palestra buscou colocar em cena os educadores não docentes e a importância de seu papel no desenvolvimento da atividade-fim da Escola, que é o ensino e a aprendizagem, reforçando que todos estão implicados no desenvolvimento do Currículo Escolar.
A seguir, a Prof.ª Dr.ª Olgair Gomes Garcia levou os participantes a refletir sobre o trabalho como oportunidade de realização pessoal. Durante a palestra, abordou como o trabalho faz parte da construção do existir de homens e mulheres na vida em sociedade, sobre as relações no ambiente de trabalho, profissionalidade e profissionalismo e as atitudes e habilidades na construção da competência, tais como rigor, seriedade e amorosidade.
A palestrante Prof.ª Maria do Socorro Lacerda de Lacerda foi a última palestrante deste dia, que buscou proporcionar aos participantes uma reflexão acerca do papel dos Profissionais do Quadro de Apoio enquanto educadores no cotidiano da escola, de forma que se reconheçam como tal, valorizando-se como profissionais e como pessoas que sentem, têm valores, sonhos, prazeres, alegrias e tristezas.