Geral - 06/06/2014

Era de se esperar

A greve dos Profissionais da Educação municipais, liderada pelas maiores e principais entidades representativas (APROFEM e SINPEEM), foi encerrada por deliberação dos participantes, em assembleia realizada no dia 03 de junho p.p. (42º dia da paralisação).

A participação da APROFEM no movimento grevista decorreu da deliberação dos filiados representantes, e a sua relevância para o desfecho vitorioso desse movimento tem sido atestada por inúmeros depoimentos.

Os educadores municipais, mais uma vez, demonstraram sua disposição de perseverar na luta pela conquista do que lhes é de direito: salários dignos e condições de trabalho para buscar a plena educação de qualidade, por todos almejada. Se não alcançamos, ainda, tudo o que reivindicamos, deixamos uma exemplar aula de cidadania através de manifestações ordeiras e focadas exclusivamente na pauta de reivindicações.

Desta feita, perdeu o Governo Municipal a oportunidade de atender de pronto o reivindicado, evitando a paralisação recorde. Depois do evidente e natural desgaste, adotou tardiamente a decisão política de propor atendimento às reivindicações, consignadas em Protocolo aceito na assembleia pelos grevistas presentes e assinado pelos presidentes das duas entidades. Perdeu também o Governo ao procurar incitar a população contra os educadores, insinuando injusta e inexistente motivação política para a continuidade da greve, por parte dos líderes sindicais, além de referências ao movimento para justificar a não distribuição de material escolar, uniforme e...alimentação aos alunos!

A maior demonstração de quanto desgaste poderia ter sido evitado foi a ágil aprovação e promulgação da Lei nº 16.068, de 05 de junho de 2014 (DOC 06/06/14, pág. 1), que estabelece os pisos salariais para os Profissionais de Educação e reajusta as respectivas Tabelas de Vencimentos em 15,38%, em 3 vezes, a partir de maio de 2015.

Agora é hora de cada um cumprir a sua parte, retomando (sem ressentimentos) as negociações pactuadas e procurando assegurar aos alunos o atendimento de excelência a que os mesmos têm direito.