Geral - 26/03/2015
No editorial da edição anterior do Jornal APROFEM, uma concisa avaliação conjuntural dos aspectos econômicos e seus desdobramentos sociais, tendo como pano de fundo a difícil situação econômica e a crescente perda de credibilidade do Brasil, precedeu um encaminhamento de consequências possíveis para o universo de servidores municipais da Capital (ativos, aposentados e pensionistas) e das providências responsáveis a serem adotadas pela APROFEM, visando preservar as conquistas da categoria e minimizar outros eventuais efeitos perversos decorrentes daquele quadro.
De lá para cá, as mudanças ocorreram para pior. Dia após dia, somos bombardeados com notícias sobre estrangulamento do mercado de trabalho, conflagrações entre segmentos organizados da sociedade e a polícia, pressão para a retirada de direitos dos trabalhadores, inflação em alta ... do Governo Municipal da Capital, nenhuma sinalização consistente de compromisso com a valorização salarial dos seus servidores.
Defrontamo-nos, ainda, com notícias sobre a recente edição de um emblemático Decreto que diz respeito aos servidores estaduais paulistas e onde se destaca que ?despesas com pessoal e encargos sociais tem peso significativo no orçamento do Estado? e se fala em ?deterioração do cenário econômico nacional?, como argumentos sinalizatórios da manutenção de compressão salarial.
Nesse contexto, a APROFEM reafirma o seu compromisso de diligenciar para a pronta retomada das reuniões da Mesa Central de Negociação do SINP (Sistema de Negociação Permanente); de pugnar por uma unificação de Campanha Salarial, junto ao Fórum de Entidades Sindicais; de evitar dispersão, descontrole e manipulação nos encaminhamentos e eventos; tudo para que sejam preservadas as já reconhecidas características de seriedade, objetividade, transparência e isenção na atuação da Entidade.
Junto às Mesas Setoriais, onde já fomos atendidos com o reinício das reuniões da Mesa Setorial de Negociação ? Educação (as atualizações ficam inseridas no item Fique por Dentro > Mesa de Negociação - Educação aqui no Portal) , defenderemos os demais pontos da nossa Pauta Geral de Reivindicações.
Prof. Ismael Nery Palhares Junior - Presidente