Geral - 29/08/2023
Notícia publicada em 29/08/2023
Nesta terça-feira, 29/08, deu início ao XXVI Congresso APROFEM, com o tema "Educação em movimento: dimensões e caminhos que transforma", no Espaço Unimed, em São Paulo.
Na abertura do evento, Ivan Lima e a Banda dos Seguranças do Metrô apresentaram-se com grande energia e talento musical, passeando pelos mais diversos estilos de música, dando boas-vindas aos 2.500 Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
A Prof.ª Dr.ª Guiomar Namo de Mello foi a primeira palestrante do dia, falando sobre os desafios que o mundo incerto e digitalizado está trazendo para a Educação Básica.
"Conhecimento é tão ou mais importante que a matéria." - Prof.ª Dr.ª Guiomar Namo de Mello
Em seguida, o Prof. Me. Alexandre Le Voci Sayad apresentou a palestra "A escola invisível". Projetos e políticas públicas que constroem um currículo de Educação Básica que abrace também o currículo oculto da cidade e as trilhas digitais foram alguns dos temas que abordou. Pontuou que tecnologia não é algo novo, não é ferramenta, nem somente "meio", mas é linguagem. Nosso cérebro muda quando temos contato com a tecnologia. Falou sobre aprendizado, sobre a importância de saber aprender neste mundo conectado em rede, com excesso de estímulos e informações. Finalizou dando ênfase ao que não pode ser deixado para trás: o pensamento crítico.
"O aprendizado deve ser voluntário, contínuo e autônomo". - Prof. Me. Alexandre Le Voci Sayad
Logo após o intervalo para o almoço, o Prof. Gil Giardelli trouxe uma rica discussão sobre visões espiritualistas, consciência e visão sistêmica no mundo atual. Abordou como a "matéria invisível" impacta na construção da Sociedade Global do Conhecimento, nas artes, nas ciências, nos negócios e na nossa sociedade de um mundo pós-verdade. Falou da importância da "desconexão", para que todos incentivem as famílias a experimentarem a desconexão e viver a "vida real". Por último, apresentou o "Robô NAO", inteligência artificial que "trabalha" em diversas funções na sociedade, do ensino de crianças até em hospitais, onde dialoga e atende pacientes em situação paliativa, sendo importante na melhora emocional desses pacientes. O Robô fez sua apresentação técnica e, ainda, dançou "Thriller" de Michael Jackson no palco do Congresso!
"Os melhores momentos da nossa vida é quando estamos na vida real" - Gil Giardelli
Em seguimento à programação, a Prof.ª M.ª Ana Paula Hornos apresentou a palestra "Do potencial à potência: dimensões e caminhos da educação financeira e da saúde mental que transformam". Em sua fala, abordou conceitos e dicas práticas sobre como estimular o despertar de talentos e habilidades para o encontro do propósito e formação de adultos com saúde mental, sucesso profissional e saúde financeira.
Finalizando as atividades deste 1º dia do XXVI Congresso APROFEM, a Prof.ª M.ª Maria Gorjão Henriques trouxe uma visão profunda sobre a Educação Sistêmica. Explicou como esta proporciona importantes ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional para fazer face aos desafios da educação da atualidade e é uma nova perspectiva frente às realidades educacionais e aos seus processos. Pontuou como o sistema educacional não é atualizado há mais de 150 anos! E o desafio de se ensinar da mesma forma, num mundo em constante movimento e mudança. Fez, com alguns congressistas voluntários, movimentos sistêmicos para representar a dinâmica mãe-pai-filho-escola, trazendo exemplo prático de acolhimento e entendimento.
Também abordou como a Educação Sistêmica promove uma prática dinâmica nos contextos educativos, trazendo uma nova abordagem das atitudes disfuncionais e dos transtornos de aprendizagem a partir dos princípios de humanização por meio da Inclusão, da Ordem e do Equilíbrio, permitindo assim, que os profissionais, pais e alunos, partes do sistema educativo, encontrem os seus lugares, cientes dos seus papéis.
Veja também!