ÁREA DO
FILIADO
Informativos - 22/07/2025
Estão abertas, até 25 de julho, as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), avaliação criada pelo Ministério da Educação como parte do programa Mais Professores para o Brasil. A prova será aplicada no dia 26 de outubro, em todo o país, e funcionará como uma ferramenta complementar para seleção de Professores na Educação Básica das redes públicas.
A PND tem como objetivos avaliar a formação de Professores e oferecer uma alternativa unificada aos concursos e processos seletivos municipais, estaduais e federais, que poderão adotar a pontuação como critério de admissão. A adesão por parte das redes é opcional, mas já conta com participação de 22 estados e mais de 1.500 municípios, incluindo 18 capitais.
Quem pode se inscrever?
Podem participar:
• Estudantes concluintes de licenciaturas inscritos no Enade 2025 (já inscritos automaticamente);
• Pessoas formadas em cursos de licenciatura que desejem participar de processos seletivos públicos que utilizem a PND.
A inscrição deve ser feita no Sistema PND até 25 de julho. A taxa é de R$ 85, com isenção para concluintes do Enade, pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico e doadores de medula óssea. O pagamento pode ser feito até 31 de julho.
A PND terá como base a mesma matriz teórica utilizada no Enade das licenciaturas, e será aplicada anualmente, com foco na valorização da carreira docente. Segundo o MEC, a iniciativa busca ampliar o acesso de profissionais qualificados às salas de aula e promover maior equidade nos processos seletivos da educação pública.
Acesse o edital completo e inscreva-se pelo Sistema PND.
Confira o cronograma completo da PND:
APROFEM