Geral - 20/06/2018
O Prof. Dr. Vitor da Fonseca iniciou este segundo e último dia do XXI Congresso APROFEM com a palestra "Neuropsicologia da Aprendizagem e suas dificuldades".
Explicou sobre o conceito de Neuropsicologia e algumas de suas nuances, como neuropsicologia da linguagem, neuropsicologia da cognição, neuropsicologia das emoções e neuropsicologia da leitura e da escrita.
Também abordou os tópicos: neuropsicopedagogia, que se trata de ensaio de neurociência educacional; neuroplasticidade, psicomotricidade e aprendizagem; aprendizagem para os dois hemisférios; funções executivas e aprendizagem; funções conativas e motivação; entre outros.
Por fim, falou sobre os novos desafios da educação, relacionados à neuropsicopedagogia e sobre neurodiversidade como um novo paradigma educacional.
Seguindo a programação, a Dr.a Carla Andréa Tieppo apresentou o tema "Neurociência e Educação: por que desenvolver as Funções Executivas?", enfatizando como a neurociência é uma ferramenta promissora para a compreensão do comportamento humano e seus processos de aprendizagem.
Ressaltou que está fortemente inserida na construção de elementos motivacionais, os quais podem combater os principais desafios que educadores da contemporaneidade enfrentam, tais como os processos de atenção e envolvimento com o conhecimento. Finalizou explicando sobre as Funções Executivas, que se referem a vários processos cognitivos complexos necessários para quando a pessoa precisa se concentrar e prestar atenção a uma tarefa ao invés de seguir no "piloto automático".
Para encerrar a manhã, a palestra "Paternidade: o papai é pop" foi ministrada por Marcos Piangers, autor do livro mais vendido sobre paternidade do Brasil. Compartilhando histórias de forma emocionante e bem-humorada, falou sobre erros e acertos dos pais modernos, e os desafios, mas principalmente, o privilégio de criar filhos.
Também falou sobre a responsabilidade dos pais exercerem o papel que cabe somente a eles, e da importância de participarem ativamente do ambiente escolar. Sua narrativa sobre o impacto da paternidade na vida de um homem e como tem aprendido diariamente com os filhos a ser mais feliz, equilibrado e uma pessoa melhor, cativou a atenção de todos os presentes.