Geral - 19/06/2018
O período da tarde do 1º dia do XXI Congresso APROFEM iniciou-se com a apresentação do Grupo PIM PAU, que contagiou os presentes com muita alegria e diversão. Formado por três educadores e artistas multifacetados, o grupo é um projeto de arte e educação que coloca o brincar como eixo central de suas atividades e propostas, integrando distintas linguagens artísticas e oferece, tanto às crianças quanto aos adultos, recursos para acompanhar o processo de aprendizagem.
Em seguida, os congressistas assistiram a palestra "O desafio do ato da descoberta aponta, antes de mais nada, para dentro", ministrada pelo Prof. José Henrique Porto. Após explicar sobre a "era da informação", "era do conhecimento" e a "era da sabedoria", com exemplos práticos, trouxe à reflexão a importância do autoconhecimento - de olhar para dentro.
Com auxílio das tipologias de personalidade, abordou que perceber os próprios talentos físicos, cognitivos e emocionais, bem como as suas sombras, constitui um saber primordial para qualquer ser humano, permitindo o desenvolvimento destes três centros de inteligência.
Encerrando as atividades do dia, o Prof. Dr. José Luiz Tejon, com base em sua trajetória de superação, falou sobre "A pedagogia da superação, a vitória da educação". Incomodado com a inexistência desta abordagem sob o ponto de vista da Educação, com elementos da pedagogia, pesquisou e identificou elementos vitais e fundamentais da educação e do papel dos educadores na condução e preparo dos seres humanos no enfrentamento inexorável dessas questões.
Durante a palestra, falou também sobre os 7 fundamentos dos professores inesquecíveis: possuem inteligência, tem conhecimento profundo da disciplina que ensinam; ninam, ou seja, cuidam; são socráticos, fazem com que os alunos se posicionem e falem; são progressivos, estão atentos aos níveis diferentes dos alunos; são indiretos, quando se trata de criticar; são reflexivos, levam os alunos a refletir sobre o que estão fazendo; e são encorajadores, marca predominante nos grandes líderes.
Com muito bom humor e emoção, a palestra encerrou o dia com reflexão e instigação a todos os congressistas.