Geral - 19/06/2018
Notícia publicada em 19/06/2018
O Espaço das Américas é palco para o XXI Congresso da APROFEM, que teve início na manhã dessa terça-feira fria em São Paulo, 19 de junho de 2018.
O presidente Prof. Ismael Nery Palhares Junior fez a abertura do evento e deu as boas-vindas aos 3.000 congressistas presentes, expressando a expectativa de dois dias de trabalhos proveitosos, sob o tema "EDUCAÇÃO: Legado de Transformação".
Iniciando as apresentações e palestras do dia, subiu ao palco o tenor Jean William, que cantou o Hino Nacional Brasileiro, sendo acompanhado por todos os presentes.
Em seguida, intercalando música com histórias de sua trajetória musical, Jean William emocionou a todos. Contou sobre a infância marcada pelo sentimento de abandono e como se encontrou na música.
Com muito carinho e respeito, relatou a influência de uma professora, que acreditou em seu talento e lhe deu oportunidades, principalmente investindo em sua educação. Em seu depoimento, também enfatizou a importância da cooperação, de se trabalhar junto, de reconhecer, aproveitar e se comprometer com as oportunidades que a vida e tantas outras pessoas concedem pelo caminho. Em suas falas, os presentes puderam notar a gratidão que Jean tem com aqueles que fizeram parte da realização de seu sonho e como a relação entre professor e aluno foi fundamental para o seu desenvolvimento, como pessoa e profissional. Sua mensagem final, após levar os presentes a cantarem juntos, inclusive em italiano, foi a de estarem atentos às crianças e jovens, reconhecendo os talentos e incentivando-os a buscarem seus sonhos.
Após essa apresentação, o psicoterapeuta, educador e palestrante Dr. Leo Fraiman, deixou uma breve reflexão aos presentes, fazendo-os pensar nas seguintes questões:
Encerrando a manhã, o Dr. Cristiano R. F. Nabuco de Abreu ministrou o tema "Dependência Digital", debruçando sobre os efeitos positivos e negativos do uso da tecnologia.
Trouxe à tona como a tecnologia se torna cada vez mais frequente no cotidiano de crianças, jovens e adultos, e como o uso excessivo tem aumentado os casos de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e compulsão, causando também isolamento social.
Por fim, ressaltou a importância de todos estarem atentos aos comportamentos ligados ao uso da tecnologia, não deixando que ela ocupe o espaço das relações pessoais, lembrando que a tecnologia é um meio para se atingir ao fim e não um fim em si mesma.
Continue acompanhando o evento pelo Portal APROFEM.