Geral - 17/10/2019
Notícia publicada em 17/10/2019 a atualizada em 18/10/2019
Atendendo às diversas manifestações das Entidades Representativas dos Profissionais de Educação, dentre as quais se incluem o Ofício da APROFEM solicitando o recolhimento dos Questionários de Avaliação da Educação Infantil, parte integrante da avaliação da Provinha e da Prova São Paulo, o Secretário de Educação Adjunto recebeu, na data de ontem, 17/10, os dirigentes sindicais para debater esse assunto.
Aberta a palavra aos presentes, todas as colocações foram no sentido de que esse Questionário não possui condições de ser aplicado aos pais dos alunos matriculados na Educação Infantil do Município, seja da rede direta ou conveniada, por conter questões mal formuladas, com potencial para induzir nas famílias a falsa ideia de que os Profissionais de Educação são incompetentes, violentos ou que cometem ilegalidades. Acrescente-se a isto que ao usar, de forma recorrente, a expressão "As professoras" comete um erro crasso por desconsiderar a existência de inúmeros professores que atuam em nossa rede.
A solicitação recorrente das Entidades foi o de recolhimento desses questionários, rejeitada pelo Secretário Adjunto que propunha, após tabulação, que sugeríssemos quais questões poderiam ser desconsideradas por SME. Esse encaminhamento foi também unanimemente rejeitado pelas Entidades.
Num processo de negociação ficou então acordado que SME dispararia, no mesmo dia, informativo às Unidades Educacionais para que suspendessem a distribuição dos questionários às famílias, até segunda ordem. Estabeleceu-se um prazo, até 29/10 do corrente ano, para que cada Entidade enviasse sua análise das questões, sugestões e fundamentando cada uma delas.
No próximo dia 07/11/2019 haverá Reunião da Mesa Setorial de Negociação - Educação, tendo esse assunto como um dos pontos de pauta.