Geral - 17/11/2016

Seminário de Formação Educacional e Sindical - 1º Dia

Nesta quinta-feira, 17/11, aconteceu o primeiro dia do Seminário de Formação Educacional e Sindical da APROFEM, exclusivo aos filiados do Quadro do Magistério. Com o tema "Educação, Cidadania e Currículo", o evento teve abertura realizada pelo Prof. Ismael Nery Palhares Junior, presidente da APROFEM.

A Prof.ª Dr.ª Olgair Gomes Garcia foi a primeira a palestrar, trazendo uma abordagem sobre o Currículo na perspectiva da formação do educador. Um dos tópicos que tratou foi sobre o papel imprescindível da docência no currículo e na formação efetiva para uma Educação de Qualidade e para a formação dos cidadãos.

Em seguida, utilizando a música como eixo central, os professores Fábio Bergamini e Jennifer Fletcher compartilharam a experiência que têm desenvolvido na escola internacional Saint Nicholas Alphaville, mostrando um pouco da proposta pedagógica do IB (Internacional Baccalaureate) e do PYP (Primary Years Programme) e sua maneira de trabalhar integrando as diversas culturas e disciplinas.

Encerrando a manhã, a Prof.ª Ms. Isilda Lozano Perez abordou os desafios do presente e cenários do futuro em relação ao Currículo Escolar, destacando a principal função social da escola: formar para a cidadania, através da promoção de conhecimentos, habilidades e valores presentes no Currículo Escolar.

Após o intervalo do almoço, Dr. Alexandre Peres Rodrigues e Dr.ª Karine de Lima Gaba apresentaram a palestra "Direitos Humanos e Educação", com enfoque nas perspectivas da teoria dos direitos humanos e direitos fundamentais sobre a abordagem da educação pública fundamental, nas questões do cotidiano e nos conflitos na sala de aula.

Em seguida, os participantes prestigiaram os músicos Teresa Cristina da Rocha Pito, Marcos Paiva, Mathias Santana e Nywton Bulhões Júnior, que proporcionaram um momento emocionante a todos os presentes.

Para encerrar o dia, o Prof. Ms. Carlos Roberto do Prado sinalizou os desafios mais importantes da gestão frente às novas gerações que atualmente fazem parte do quadro funcional das organizações, enfatizando que quaisquer que sejam as estruturas e estratégias, as organizações estão reconhecendo rapidamente que é o desempenho de seus "recursos humanos" que pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso.


Conteúdos Relacionados