Geral - 04/02/2019

SAÚDE

Notícia publicada em 04/02/2019

A campanha nacional "Fevereiro Roxo" tem como principal objetivo prestar informações sobre o Mal de Alzheimer, que afeta cerca de 1,2 milhões de brasileiros.

A doença se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), agravando-se gradativamente. Apesar das causas ainda serem desconhecidas e não haver cura, já há avanços significativos que contribuem no tratamento e no retardo da doença, possibilitando uma melhora na qualidade de vida dos afetados.

A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. Aqueles que são intelectualmente mais ativos e possuem alta escolaridade tendem a desenvolver os sintomas da doença em um estágio mais avançado, por isso, uma maneira de retardar o processo da doença é a estimulação cognitiva constante e diversificada ao longo da vida - como o uso de pensamento, raciocínio lógico, atenção, memória, linguagem e planejamento. O diagnóstico precoce também é fundamental para ajudar no retardo da doença. Quanto antes souber, mais tempo terá para lembrar!

Mais informações: www.abraz.org.br


Conteúdos Relacionados