Geral - 25/06/2020
Notícia publicada no dia 25/06/2020
O Governo Estadual anunciou um provável retorno gradual às aulas presenciais das Unidades das redes públicas e privadas, tendo como data referência de início o dia 08 de setembro próximo.
A APROFEM abordou, na edição maio/junho do seu Jornal, esse relevante e complexo assunto. Dessa análise despontou a urgente necessidade de diálogo entre o Governo Municipal e representantes dos Profissionais de Educação, face à constatação de uma real precariedade de recursos humanos e materiais exigidos para o cumprimento dos protocolos técnicos que deverão ser rigorosamente observados e para a retomada da ação educativa propriamente dita. Afinal, a possibilidade de um retorno atabalhoado, anunciado e eventualmente realizado para demonstrar politicamente um pretenso pioneirismo do nosso Estado em relação aos demais, colocará em sério risco de vida um grande número de Profissionais de Educação e alunos, além das suas respectivas famílias.
A APROFEM já solicitou e reitera a sua expectativa de poder discutir previamente com a SME os critérios, condições, providências e oportunidade para o retorno das atividades específicas da Rede Municipal de Ensino, com ênfase na preservação da integridade física, emocional e profissional dos educadores e em aspectos pedagógicos, até aqui relegados a um segundo plano.
Também abordará a situação dos eventos da Entidade, que congregam grande número de filiados, sugerindo alternativas que evitem prejuízos funcionais e de formação profissional para os interessados.
ATENÇÃO: No dia de hoje (25/06), o Sr. Secretário Municipal de Educação declarou que receberá as Entidades Representativas nos próximos dias, para discutir as condições de retorno da RME. A APROFEM considera o fato como parcial atendimento do que solicitou ao Governo Municipal, face ao atual quadro da pandemia.
Na ocasião, o Sr. Secretário comentou ainda que:
- o retorno deverá ser em 8 de setembro, para a Rede Municipal;
- para os CEIs e creches, retornarão todas as crianças já na 1a etapa, devendo cada turma ser distribuída em mais de uma sala;
- nos demais níveis, a preferência será dada aos anos finais de cada um;
- haverá atenção especial para o acolhimento dos Profissionais de Educação e dos alunos;
- privilegiará provas diagnósticas e programas de reforço/recuperação;
- essas atividades poderão estender-se até fevereiro do próximo ano.
SÍNTESE DO ANÚNCIO REALIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO
A APROFEM manterá os interessados rigorosamente atualizados, através dos seus informativos. |