Geral - 06/08/2021
Desde o ano passado, o mantra "necessidade de acolhimento emocional para os educadores e alunos", no seu retorno às atividades presenciais, dominou as publicações e declarações do Governo e de especialistas.
De prático, nada aconteceu. Ao contrário, a greve na Rede Municipal de Ensino desvelou o descompromisso oficial com a integridade emocional e profissional dos seus servidores.
Na regulamentação desse retorno, nada de efetivo ocorreu. Pelo contrário, muitas escolas encontram-se desfalcadas de recursos humanos e materiais, potencializando a carga emocional dos que lá procuram desempenhar as suas atribuições.
A APROFEM denunciou esse estado de coisas ao longo de todo esse período, culminando com a matéria contida na edição maio/junho do Jornal APROFEM (pág. 4), onde consta: "O retorno demanda momentos de acolhimento e suporte emocional e de fortalecimento de vínculos entre alunos e profissionais da educação".
Procurando colaborar com os Profissionais da Educação, da Saúde e de outros Quadros que entenderem relevantes essa contribuição, a APROFEM buscou, junto a renomados profissionais, mensagens/reflexões voltadas para o resgate desse equilíbrio emocional.
Convidados:
Waldemar Magaldi. Psicólogo especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Homeopatia. Mestre e Doutor em Ciências da Religião.
Viviane Victtorin. Mestranda em Educação com pesquisa em LudoArte. Professora de teatro, literatura e ludicidade. Atualmente, palestrante e consultora na TVE Educação e Cultura - MERCOSUL.
Fábio Bergamini. Bacharel e Mestre em música, com especialização em etnomusicologia. Atualmente, leciona na Saint Nicholas School em Alphaville/SP, no curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e de pós-graduação em Psicopedagogia do IBFE.