Geral - 12/11/2018

Publicada em Diário Oficial a formação da Comissão de Estudos para o PL nº 621/2016

Notícia publicada em 10/11/2018

Na edição do Diário Oficial da Cidade do dia 10/11/2016, à página 86, foi publicado o Comunicado da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo determinando a formação da Comissão Especial de Estudos para acompanhar, analisar e sugerir alterações no PL 621/2016, mais conhecido como SAMPAPREV , que institui o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos do Município, fixa limite máximo para concessão de aposentadorias e pensões pelo RPPS, além de autorizar a criação de Entidade Fechada de Previdência Complementar do Município de São Paulo.

Diferentemente do que foi anunciado na tarde de 27/03/2018, quando mais de cem mil servidores concentravam-se em frente à Câmara exigindo a retirada do nefasto Projeto de Lei do Executivo, o Presidente da Câmara atropelou o Regimento da casa ao determinar a formação da já mencionada Comissão Especial através de simples comunicado pelo Diário Oficial, sem submeter a aprovação da medida à apreciação dos Srs. Vereadores. Pior, em vez de conceder o prazo de 120 dias, como anunciara em março, reduziu para 30 dias o tempo que seus eventuais membros terão para concluir seus trabalhos.

É verdade que existe a possibilidade de prorrogação do prazo por outros 30 dias, mas isso fica a critério do próprio Presidente da Casa, que nunca escondeu sua disposição em aprovar tal PL, com a maior urgência.

A composição da Comissão Especial de Estudos contará com: 3 membros da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa; 3 membros da Comissão de Finanças e Orçamento; 3 membros da Comissão de Administração Pública e 1 membro da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher.

Segundo o mesmo comunicado, poderão acompanhar os trabalhos, na qualidade de convidados, sem direito a voto, representantes das Secretarias Municipais da Fazenda e da Gestão, do IPREM, da FIPE, do DIEESE, do Tribunal de Contas do Município e representantes dos servidores municipais.

Os Líderes dos diversos Partidos deverão fazer indicação dos membros até o dia 22/11/2018.

Frente a esta situação, a posição da APROFEM é:

1- Nossa reivindicação sempre foi pela retirada do PL 621/2016 da Câmara Municipal para que pudéssemos negociar com o Governo as eventuais medidas para garantir e viabilidade do nosso Regime de Previdência. A formação de Comissão de Estudos e a retirada da pauta de discussões na Câmara foi a medida adotada pelo Presidente ao perceber que não haveria votos suficientes para a aprovação que se pretendia à época. Foi suficiente para que a nossa assembleia deliberasse pelo fim da greve; no mesmo ato também foi deliberada a retomada da greve, caso o PL 621/2016 voltasse à pauta de discussões;

2- Acompanharemos de perto os trabalhos dessa Comissão, onde já está definido que não teremos direito a voto, com o objetivo de pressionar seus membros, buscando mostrar as inconsistências da proposta e a maciça rejeição dos servidores à perda de direitos e majoração de contribuições;

3- Como coordenação do Fórum de Entidades Sindicais, já estamos mobilizando os demais Sindicatos e Associações para organizar os servidores e mostrar nossa posição contrária à aprovação do PL;

4- A formação da Comissão não implica, necessariamente, em marcação de data para votação do Projeto, mas pode ser um indicativo de que, em havendo condições favoráveis, sejam convocadas sessões extraordinárias, após o encerramento do prazo (30 dias após sua formação) e então, numa época de recesso escolar , recolocá-lo em pauta;

5- A Câmara só entra em recesso após a aprovação da peça orçamentária para o ano seguinte. Portanto, se a Comissão encerrar seus trabalhos antes da finalização da votação do orçamento, ainda será possível que o PL 621/2016 entre em pauta.

O momento é, conforme já foi bem esclarecido na Reunião de Representantes Sindicais da APROFEM, de nos mantermos com a máxima atenção aos acontecimentos, mas sem ações precipitadas. Temos que nos manter informados e dispostos a atender a eventuais necessidades de demonstração de coesão na defesa de nossos direitos.

A APROFEM mantém o compromisso de assegurar as informações atualizadas aos seus filiados. Acompanhe no Portal APROFEM.


Veja também:

Reforma da Previdência e a "Farra Fiscal"

Notícia publicada na Edição Setembro/Outubro 2018 do Jornal APROFEM

Como a APROFEM, os servidores públicos devem manter-se mobilizados e atentos: a efêmera paralisação da tramitação dos Projetos sobre a Reforma Previdenciária nas esferas federal e municipal, decorrente principalmente do advento do período eleitoral, poderá ser sucedida por uma tentativa de célere retomada dessa(s) tramitação(ões) (A APROFEM tem posição firmada de repúdio, resistência e luta pela retirada desses Projetos das Casas Legislativas).

Clique aqui para continuar lendo.


Sampaprev, Campanha Salarial e outras demandas

Fórum de Entidades Sindicais insiste na continuidade das negociações

Na edição do Jornal APROFEM de Maio/Junho 2018, a matéria de capa trouxe um relato das tratativas do Fórum de Entidades Sindicais, coordenado pela APROFEM, com o Governo Municipal, a respeito da Campanha Salarial Unificada de 2018 e da Previdência Municipal.

Desde então não houve mais nenhuma Reunião da Mesa Central de Negociação e nem da Mesa Setorial de Negociação - Educação. Se, por um lado, isto significa uma clara falta de disposição da Administração para o diálogo, por outro, não quer dizer, absolutamente, que a representação sindical esteja conformada com esse estado de coisas.

O Fórum continuou se reunindo para discutir novas estratégias para reabrir o debate com o governo, buscando equacionar, da melhor maneira possível, as diferenças que existem entre as diversas Entidades que o compõem, num esforço para estabelecer seus pontos comuns e, assim, construir ações realmente unificadas para dar maior força ao funcionalismo municipal.

Clique aqui para continuar lendo.


Previdência Municipal

Notícia publicada na Edição Julho/Agosto 2018 do Jornal APROFEM

"Reforma da previdência de SP empaca na Câmara e preocupa o Prefeito"
Legislativo ainda não formou grupo de estudo; gestão quer reforma em 2018

Clique aqui para ler excertos da matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, em 13/07/2018


Campanha Salarial 2018

Notícia publicada na Edição Mar/Abr 2018 do Jornal APROFEM

A APROFEM aproveitou a oportunidade da realização da Reunião da Mesa Central de Negociação, no dia 26 de março passado, onde a pauta proposta pelo Governo Municipal trazia dois itens: PL nº 621/2016 e Revisão Salarial Geral Anual 2018, para formalizar a proposta da Entidade para atualização dos pisos salariais dos Profissionais dos diversos Quadros do serviço público municipal da Capital.

Clique aqui para continuar lendo.


Batalha Ganha... Guerra em Aberto

Notícias publicadas na Edição Mar/Abr 2018 do Jornal APROFEM

A edição Mar/Abr 2018 do Jornal APROFEM traz detalhado relato da epopeia vivida pelos servidores municipais ativos e inativos, bem como pelos pensionistas e munícipes que se sensibilizaram com a demonstração de insensatez do prefeito, ao colocar suas pretensões políticas à frente do cumprimento dos compromissos do seu cargo, manipulando dados e distorcendo fatos.

Clique aqui para continuar lendo.


Conteúdos Relacionados