Geral - 16/09/2016
XIX Congresso APROFEM
Iniciando as palestras dessa tarde no Espaço 1, o Prof. Dr. Alexandre Ventura trouxe o tema "Gestão Escolar na formação do sujeito leitor".
Nesta palestra, abordou sobre a leitura como instrumento indispensável ao desenvolvimento intelectual e explanou sobre as implicações do fenômeno da literacia, apontando os caminhos possíveis para o Gestor Escolar promover a leitura junto dos alunos, professores, colaboradores e membros da comunidade.
"Valorizar o trabalho da equipe; empenhar-se determinadamente na busca de melhores soluções para os alunos e a escola; agir rapidamente contra situações de falta de ensino; celebrar os resultados acadêmicos" são algumas das ações que contribuem na atuação do Gestor Escolar nesse caminho.
Sobre o Palestrante
Professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, é Pesquisador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro e pela UnB, desenvolveu atividade profissional na área da educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos fundamental, médio e profissional, gestor escolar e inspetor. Tem realizado pesquisas nos domínios da avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, formação de professores, liderança, assessoria, gestão, ensino diferenciado, inspeção da educação, cursinhos, indisciplina e bullying. Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, Princeton,EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, Poitiers, França. Proferiu palestras em 12 países. Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.