Geral - 19/05/2017
Notícia publicada em 19/05/2017
A grave crise política em que se encontra o Brasil, ora agravada pelo episódio das denúncias envolvendo diretamente o Presidente da República e outras personalidades políticas, deverá trazer desdobramentos de curto e médio prazo ainda indefinidos em seus detalhes.
Uma consequência imediata é a suspensão das tramitações das Reformas Previdenciária (na Câmara dos Deputados) e Trabalhista (no Senado Federal), já anunciada pelos relatores das respectivas Comissões:
"... Certamente, não há espaço para avançarmos com a Reforma da Previdência no Congresso Nacional, nessas circunstâncias" (Deputado Arthur Maia);
"Está suspensa a tramitação do projeto que reforma as leis trabalhistas... face à crise institucional... Todo o resto agora é secundário" (Senador Ricardo Ferraço).
O reconhecimento de que a situação é de paralisia e de que não há condição nenhuma de dar prosseguimento às negociações suscita algumas ponderações:
- Devemos permanecer mobilizados e acompanhando a evolução dos fatos relacionados à mencionada crise. Afinal, com seu eventual desfecho, poderá haver a retomada da tramitação das reformas;
- Com toda a atenção voltada para a crise política, esvai-se a relevância de um oneroso deslocamento até a Capital Federal na atual conjuntura, para quem se propõe fazê-lo com o exclusivo propósito de manifestar aos congressistas o seu repúdio à aprovação das Reformas.
A APROFEM reitera seu compromisso em manter seus filiados informados e mobilizados, incentivando a manutenção de iniciativas como a Corrente de Mobilização contra as Reformase o trabalho de esclarecimento e convencimento dos Agentes Públicos e da população. Concomitantemente, continuará a sua firme e institucional atuação na defesa das conquistas dos servidores, no âmbito municipal da Capital, participando da Mesa Central e das Mesas Setoriais de Negociação, bem como das Reuniões Bilaterais ou quaisquer outras alternativas de contato/discussão/negociação com interlocutores do Governo Municipal, isoladamente ou no bojo do Fórum das Entidades Representativas.
São Paulo, 19 de maio de 2017.
APROFEM - DIRETORIA