Mesas de Negociação - 22/08/2014

Audiência Pública sobre o HSPM: APROFEM presente!

Em 20 de agosto de 2014, às 13 horas, na Câmara Municipal - Salão  Nobre João Brasil Vita, realizou-se uma Audiência Pública para debater-se o tema "Tribunal de Contas do Município e Procedimento nº 851/2001 sobre o Hospital  do Servidor Público Municipal, do Ministério Público."

Franqueada a palavra aos presentes para se manifestarem sobre os possíveis rumos a serem tomados em relação ao HSPM, a APROFEM pronunciou-se em conformidade com o que sempre defendeu, mostrando inclusive à Comissão Técnica de Saúde cópia de trabalho realizado pela Entidade, em 2005, intitulado "Utilização do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) pelos servidores públicos municipais de São Paulo: um diagnóstico preocupante". Pesquisa de Opinião cujos resultados foram obtidos a partir de respostas dadas a perguntas constantes de questionário distribuído a servidores, filiados ou não à APROFEM. Dos questionários distribuídos, oito mil foram devolvidos e Tabulados para a realização desse trabalho.

Nessa Audiência Pública, foi lido aos presentes texto em que fica bem clara a posição da APROFEM com relação à presente questão:

A APROFEM, ao longo das gestões passadas e no decurso da atual, apresentou inúmeras sugestões para reverter o péssimo atendimento do HSPM. A Entidade entende que o tratamento de tema tão delicado e relevante deve ocorrer no âmbito da Mesa Central de Negociação (SINP), onde reiterará o seguinte encaminhamento:

  • Que o Governo Municipal concretize, previamente, a recuperação total do HSPM em termos de prédio, instalações, equipamentos e pessoal, sem nenhum ônus para os servidores; 

  • Que o Governo Municipal documente a garantia de atendimento digno, amplo e com presteza, exclusivo aos servidores e dependentes, no HSPM ou de forma descentralizada (se inevitável o atendimento à população, que se assegure o mesmo em Pronto Socorro separado e com garantia de ressarcimento pelo SUS);

  • Que o conjunto do funcionalismo municipal (servidores ativos, aposentados e pensionistas), conhecendo o efetivo atendimento dos itens anteriores, participe de consulta para saber do seu interesse em contribuir;

  • Ocorrida dessa forma, transparente e escorreita, a APROFEM respeitará e apoiará a  manifestação que se revelar majoritária, legítima porque oriunda dos donos de fato do HSPM: os Servidores Públicos Municipais. [...].
O presente tema será objeto de discussão em duas Audiências Públicas da Comissão Técnica de Saúde, a serem realizadas em 27/08 e 10/09/2014.

Filiados(as) da APROFEM: Sua presença é importante e imprescindível nessa luta. Compareçam às Audiências Públicas.

Antes de se dirigirem à Câmara Municipal, consultem o Portal da Câmara para verificar se não houve cancelamento da Audiência Pública.


Conteúdos Relacionados