Geral - 18/06/2018
Notícia publicada em 18/06/2018
A APROFEM questionou o Secretário Adjunto de Gestão pela falta de negociação com as cinco entidades representativas dos Profissionais de Educação a respeito da revalorização dos pisos desses Profissionais, bem como dos valores e critérios para o Prêmio por Desempenho Educacional deste ano.
Segundo informações que circularam nas redes sociais (oficiosas, portanto) as decisões sobre as questões acima ocorreram no interior do Gabinete do Prefeito, sem interlocução com as Entidades Representativas, afrontando assim o próprio Sistema de Negociação Permanente.
Ainda de acordo com as notícias que foram divulgadas, o valor do PDE será maior do que o do ano passado; porém a antecipação da parcela de junho sofrerá uma redução de 50% para 45%. Quanto ao índice para a revalorização dos pisos, deverá ficar em torno de 2%, se concretizado o que foi sinalizado, o que corresponde aproximadamente à inflação medida no período, sem representar, contudo, algo que corresponda a uma real valorização da categoria e às reivindicações da APROFEM.
Em resposta à APROFEM, o Sr. Secretário anunciou a sua intenção de cobrar dos demais integrantes do Governo uma postura de maior respeito aos critérios adotados formalmente no trato com a organização sindical, através do SINP, restabelecendo a regularidade das Mesas Setoriais de Negociação em geral e, notadamente, a da Educação.