Geral - 18/08/2020

5a Reunião do Comitê Emergencial de Crise da Educação

Notícia publicada em 18/08/202

Mais uma vez, o Comitê Emergencial de Crise da Educação, da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal reuniu-se virtualmente na tarde de 18/08/2020 para tratar das questões que dizem respeito à Educação na cidade de São Paulo, desta vez buscando dar ao Comitê um direcionamento no sentido de produzir ações efetivas na solução dos diversos problemas já debatidos exaustivamente.

Fazendo uso da palavra, a representante da APROFEM destacou que poucos instantes antes o Prefeito havia anunciado a decisão de não retomar as aulas presenciais, em decorrência dos resultados da investigação sorológica realizada entre alunos da rede municipal de ensino que indicaram que cerca de 16% dos alunos têm sorologia positiva para COVID-19, dos quais cerca de 64% são assintomáticos.

Levando-se em conta que a maioria deles convive com pessoas que pertencem aos grupos de risco, a decisão mais acertada para o momento foi a de não ter o mês de setembro como data indicativa para o retorno. Contudo, não foi anunciada nenhuma outra data.

Isso representa uma inequívoca evidência de que este Comitê está correto na sua defesa de adiar a retomada das atividades presenciais nas escolas para um outro momento mais seguro, eventualmente já com uma vacina em uso.

Entretanto, não se pode ter esse adiamento como desculpa para não se tomar as iniciativas necessárias para um eventual retorno com condições de segurança: é preciso reformar os espaços físicos, providenciar os insumos necessários, redimensionar os módulos de servidores por Unidade Educacional, elaborar diagnósticos para avaliar a aprendizagem dos alunos e traçar planos para recuperar as aprendizagens, tratar das questões de saúde física e mental de alunos e Profissionais de Educação, agilizar as chamadas de concursos, redimensionar contratos de limpeza etc. As diversas entidades que também se manifestaram mostraram acordo com esse posicionamento.

O encaminhamento, ao final da reunião, foi no sentido de que o Comitê redija um documento para ser enviado à Secretaria Municipal de Educação, exigindo do poder público a adoção de medidas para a efetiva organização das escolas para, quando for o momento apropriado para a retomada das aulas presenciais, tudo esteja organizado e em condições de receber, com segurança, alunos e Profissionais de Educação.

Para tanto, foi composta uma comissão de redação, integrada por um representante de cada uma das seguintes entidades: APROFEM, SINESP, SINDSEP e SINPEEM, com o encargo de produzir o documento, que será analisado e eventualmente aprovado, na próxima reunião do Comitê, marcada para o dia 25/08 próximo.


Conteúdos Relacionados