Geral - 26/01/2018
28 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE
No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Durante o mês, diversas instituições aderem a campanha Janeiro Roxo, que busca informar e conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento da doença.
A Hanseníase ou Mal de Hansen foi durante séculos conhecida como Lepra, que remetia à discriminação e isolamento de pacientes.
Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae. Atinge os nervos e a pele, podendo causar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, além de afetar a sensibilidade.
Os pacientes sem tratamento podem transmitir a doença pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala). Já o paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença.
É importante que qualquer lesão na pele com manchas (partes da pele com pouca ou nenhuma sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos) sejam notificadas ao médico. Pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase também devem ser examinadas.
A hanseníase tem cura, por isso, quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e demais complicações.
Saiba mais: http://www.sbhansenologia.org.br/campanha/campanha-todoscontraahanseniase