Geral - 11/10/2018
2018
O mês de outubro é marcado por datas significativas: 12 de outubro é Dia das Crianças; 15 de outubro é Dia do Professor e 28 de outubro, Dia do Servidor Público, assim como aniversário de fundação da APROFEM, que completará 37 anos.
Mas, em tempos turbulentos e de incertezas, parece-nos que há pouco a se comemorar. As celebrações têm dado espaço para conversas e reflexões, cheias de preocupações.
No ambiente escolar, temos presenciado o crescente desrespeito para com os professores e com os demais integrantes da Equipe Escolar. Fora dos muros da escola, vemos ataques da mídia, alguns de forma sutil, disfarçados de trama de novela; outros, descarados, sem cederem oportunidade de ouvir o outro lado - o lado de quem está dedicando horas e horas de trabalho, com muito desgaste e poucos recursos, sem nenhuma valorização.
Há, ainda, a tensão que permeia o futuro de quem já tanto fez pelo país. Direitos são ameaçados e, mesmo com algumas batalhas merecidamente ganhas, permanecemos alertas, com a atenção voltada para que as reformas previdenciárias não sejam levadas adiante, às escuras e sem negociações.
De fato, são muitas as circunstâncias adversas, a exemplo dessas, aqui brevemente citadas. Mas, a despeito de tais, entregar-se ao desespero não é a opção mais sábia e coerente. Faz-se necessário, mais do que nunca, encontrar motivação para a aceitação das homenagens e seguir em frente, com força, ânimo e amor pela profissão escolhida (decisão tomada lá atrás, mas também renovada dia após dia).
Por isso, expressamos nossa homenagem aos professores e professoras, ativos(as) e aposentados(as), que se mantêm firmes e conscientes, já tendo cumprido ou cumprindo sua missão com dignidade e dedicação, abrindo as portas do conhecimento aos milhões de alunos por todo o nosso país, com a esperança de que esses se tornarão cidadãos do bem e farão ainda mais pela construção de uma sociedade justa e igualitária.
Neste mês e sempre, nosso respeito e admiração! A APROFEM rende suas homenagens, reafirmando o seu compromisso de luta por melhores condições de segurança, saúde e de valorização profissional.