Geral - 01/08/2018
Notícia publicada em 01/08/2018
Na primeira semana de agosto é promovida em todo o mundo a campanha Semana Mundial de Aleitamento Materno, que em 2018 terá o tema "Amamentação - Alicerce da Vida".
A campanha foi criada em 1992 pela WABA - World Breastfeeding Week, e tem o objetivo de informar, vincular, envolver e motivar ações que promovam a amamentação.
Segundo recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê nos primeiros seis meses de vida.
O aleitamento materno traz diversos benefícios aos bebês e mamães:
- Cria vínculo afetivo entre mãe e bebê;
- Reduz em 13% a mortalidade até 5 anos;
- Diminui risco de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão, infecções respiratórias e diarreia;
- Leva a uma melhor nutrição;
- Reduz a chance de obesidade;
- Entre outros.
Como questão de saúde pública, também tem um papel fundamental. Previne a fome e a desnutrição, garantindo a segurança alimentar dos bebês, mesmo em tempos de pobreza e crise econômica.
O aleitamento materno é um momento especial, que merece ser cultivado, respeitado e assegurado.
Mulheres que estão amamentando e têm leite em excesso, podem beneficiar outros bebês, por meio da doação. Cerca de 95% dos que se beneficiam dessa doação são recém-nascidos com baixo peso ou prematuros, internados em UTIs neonatais em todo o país. Geralmente, as mães desses bebês internados não conseguem produzir leite em quantidade suficiente pela falta de estímulo, pois o bebê não tem condições de sugar. E também por fatores emocionais, já que seus filhos estão internados.
As interessadas em doar devem entrar em contato com uma unidade do Banco de Leite Humano - BLH, para verificar as restrições e o procedimento para doação. São mais de 50 bancos de leite no Estado de São Paulo.
Para saber mais:
www.aleitamento.com
www.saudebrasilportal.com.br
Doação de Leite Materno