ÁREA DO
FILIADO
Informativos - 12/08/2025
Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de São Paulo conseguiu reverter a decisão liminar e obteve autorização para afastar 25 Diretores de Unidades Educacionais, sob o argumento de que eles não teriam assegurado a melhora no desempenho dos alunos em avaliações externas, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A APROFEM considera a medida um grave retrocesso. Afastar profissionais experientes com base em índices questionáveis é ignorar os múltiplos desafios enfrentados pelas escolas e responsabilizar injustamente os Diretores por problemas estruturais que são de responsabilidade da própria Administração Municipal.
Posição da APROFEM
Embora reconheça que a decisão judicial precisa ser cumprida, a Entidade entende que o Prefeito se utiliza de medidas punitivas em vez de investir em políticas públicas eficazes para melhorar a qualidade da Educação. Reafirmamos nossa posição contrária a esse tipo de afastamento e seguiremos atuando para garantir justiça e respeito aos Diretores atingidos.
Próximos passos
A APROFEM acompanhará de perto os desdobramentos, prestará orientação aos profissionais afastados e continuará cobrando da Prefeitura soluções reais para os problemas da Rede, e não ações arbitrárias que apenas fragilizam a gestão escolar e prejudicam toda a comunidade educacional.
Veja também:
- 14/07/2025: Revogada convocação que afastava Diretores de Escola
- 27/06/2025: Matéria paga por SME no Estadão mascara realidade do afastamento de Diretores de Escola
- 05/06/2025: APROFEM na Câmara contra afastamentos arbitrários
- 02/06/2025: Sem escuta, sem respeito: diretores se retiram de reunião com a SME
- 29/05/2025: Contra a intervenção! APROFEM presente nas UEs afetadas
- 28/05/2025: APROFEM na Câmara Municipal de SP
- 27/05/2025: APROFEM reage ao afastamento de diretores e articula mobilização!
- 23/05/2025: AFASTAMENTO DE DIRETORES – INGERÊNCIA QUESTIONÁVEL
APROFEM