Geral - 16/11/2017

Dia da Consciência Negra

Notícia publicada em 16/11/2017

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, busca a reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi, escravo e líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi morreu em 1695, enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

A abolição oficial da escravidão no Brasil, através da Lei Áurea, só ocorreu em 1888, cerca de 193 anos após a morte de Zumbi. No entanto, mais de um século após a aclamada "liberdade", ainda presenciamos em nosso país situações de racismo, violência, discriminação, exclusão, diferenciação nos postos de trabalho e salário.

Nessa data, aproveitamos o momento para reflexão e homenagem àqueles que tanto contribuíram e contribuem para a construção da identidade do Brasil e de sua cultura.


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou, ainda, por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela


Conteúdos Relacionados