ÁREA DO
FILIADO
Informativos - 26/08/2025
"Educação na essência: sua importância no desenvolvimento dos processos de pensamento, emocionais e de aprendizagem"
A manhã do primeiro dia (26/08) do XXVIII Congresso APROFEM foi marcada por grandes emoções, reflexões profundas e momentos de celebração coletiva. O Presidente da Entidade, Prof. Ismael Nery Palhares Junior, conduziu a abertura oficial com um discurso inspirador. Em suas palavras, destacou que “O futuro é agora! Onde o indivíduo se transforma. Educar é um desafio constante e maravilhoso”, ressaltando ainda que...
“A Educação, em sua essência, possibilita criar ambientes de aprendizagem significativos e transformadores (...) Que este espaço seja um encontro de ideias, de experiências e de reflexões, onde possamos juntos despertar para nossa importância e valor diante da vida de cada ser, a partir de cada um de nós!"
Concluiu sublinhando a força que deve nortear todo o evento: "O amor é a força mais poderosa do mundo!"
Para iniciar em grande estilo, o escritor e Professor Fabrício Carpinejar protagonizou uma palestra impactante. Com falas contundentes sobre a valorização da categoria, destacou que “O professor é desvalorizado!”, trazendo à tona a luta constante da classe. Em outro momento, refletiu sobre a importância da empatia: “Não deixar ninguém invisível ao nosso lado.”
Carpinejar provocou os participantes a refletirem sobre a vocação docente: “O que é vocação?”. Emocionou-se ao narrar experiências pessoais, como as abdicações de sua mãe em prol da sua formação. Em metáforas marcantes, abordou temas como resiliência, a “síndrome do copo de requeijão” (que fala sobre ficar no suficiente, prender-se a situações por medo de ficar sem nada. Suportar quedas/batidas do dia a dia e ser explorado) e afeto: “Você só pode dar o que recebe.”
O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey deu continuidade à programação com uma palestra repleta de provocações e reflexões atuais. Em sua introdução, destacou os desafios da sociedade contemporânea e alertou para os efeitos do uso excessivo das redes sociais na crise das relações.
Com sua didática clara, Rossandro afirmou que “ter disciplina é ter liberdade”, ressaltando que a Educação é a base dessa autonomia. Ao abordar os desafios geracionais, destacou que “Educação não é só conhecimento” e alertou: “Toda criança adultizada é uma criança perdida”, reforçando o sentido mais profundo de educar e formar cidadãos conscientes.
Os congressistas também foram presenteados com a apresentação cultural de A Bella Itália: "Brasiliano", que encantou o público com a interpretação de clássicos da música italiana, proporcionando um momento de celebração. A interação musical envolvente trouxe leveza e participação de todos, criando um ambiente de união e entusiasmo.
Para finalizar, a Profª Dra. Antônia Quintão Cezerilo destacou a pluralidade e a diversidade como bases estruturantes da educação. Ressaltou a importância das leis que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, defendendo formação adequada de professores e materiais pedagógicos mais inclusivos.
A professora também chamou atenção para outras formas de diversidade presentes na escola, como de gênero, cultural, linguística, regional, familiar e de pessoas com deficiência, reforçando que todas precisam ser acolhidas em um ambiente escolar de diálogo, respeito e escuta. Ao citar o artigo 3º da Constituição Federal, lembrou que a educação deve ser um instrumento de combate às desigualdades sociais e de promoção do bem de todos. Concluiu afirmando que “os alunos aprendem pelo nosso exemplo” e que os pilares de uma Educação Democrática devem reconhecer e valorizar as identidades e vivências dos estudantes.
Assim terminou o primeiro dia do Congresso APROFEM, com a certeza de que cada reflexão e cada fala reforçaram a essência da Educação como caminho de transformação individual e coletiva.
Confira alguns registros do primeiro dia do Congresso APROFEM:
APROFEM