Geral - 22/08/2017

Primeiro dia do XX Congresso APROFEM

Notícia publicada em 22/08/2017


O Espaço das Américas é palco para o XX Congresso da APROFEM "Conhecimento e Sabedoria para uma Educação de Resultados" que teve início na manhã de terça-feira, 22/08.

O presidente Prof. Ismael Nery Palhares Junior fez a abertura do evento e deu as boas vindas aos 3.000 congressistas presentes e, juntos, todos acompanharam o Hino Nacional belissimamente interpretado pela cantora Claudya..

A cultura de paz foi o assunto da breve mensagem compartilhada por Gaetano Brancati Luigi, idealizador do Marco e do Monumento da Paz e indicado a concorrer, em 2017, ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.

A primeira palestra do dia, "Inteligências Múltiplas na Educação de Resultados", enfatizou a importância e efeitos do ambiente nas inteligências múltiplas e no aprendizado. A Prof.a Ms. Maria Esmeralda Ballestro-Alvarez abordou como desenvolver e aplicar exercícios simples e fáceis para estimular as inteligências múltiplas em sala de aula e encorajou os educadores a dar o primeiro passo para ser a mudança que querem no mundo.


"Temos em nossas mãos o nosso destino. Nós fazemos a nossa vida.
Nada muda se eu não mudar."


Em seguida, a Prof.a Ms. Beatriz Loureiro deu uma aula aos presentes sobre Psicomotricidade, enfatizando a importância de se respeitar as fases de desenvolvimento psicomotor, o movimento do corpo e a atenção à linguagem corporal, primeira e última que se instala no ser humano.

A educação começa pelo corpo. Na educação devemos abordar o corpo como entidade de base para aprender. Olhar sobre o corpo traz muito mais conhecimento do que olhar só o caderno. É prestando atenção na linguagem corporal da criança que os educadores podem perceber dificuldades e facilidades. Este olhar, para o educador, é uma ferramenta essencial.

O corpo se movimentando pode fazer os neurônios funcionarem melhor. A palestrante sugeriu, nas aulas, incentivar a riqueza da movimentação: cantar, dançar, pular, correr.


"Postura não é questão de disciplina, mas de saúde mental! Estar alinhado, com os pés no chão e o corpo estável, é um "descanso" para o cerebelo e, desta forma, os neurônios atuam muito melhor. Antes de uma atividade como, por exemplo, ensinar matemática, faça um exercício de ritmo, instrua as crianças para soltar a respiração e se alinhar na cadeira. São apenas 5 segundos, mas preciosos para a oxigenação do cérebro.
As crianças ficam mais atentas e têm melhores resultados."


Por fim, a Prof.a Ms. Beatriz enfatizou a importância dos educadores conhecerem bem as fases de desenvolvimento neurológico para saber o que pode ou não ser esperado, cobrado e aplicado em atividades com as crianças.

Na parte da tarde, os congressistas assistiram a palestra "Educação para o Cuidado: qual é a sua causa?", ministrada pela Prof.a Ms. Jane Patrícia Haddad, que buscou a reflexão sobre a noção de cuidado para pensar a educação contemporânea e o momento de desamparo. O cuidado é uma atitude de responsabilidade e envolvimento afetivo com o outro.


"Quem são os professores que "formamos"? São guerreiros (que sabem pelo que lutam) ou apenas soldados (que apenas cumprem tarefas)?
Qual a sua causa?"


O Prof. Ms. Luis Henrique Beust falou sobre aliar a educação da "mente" com a educação do "coração" como um imperativo categórico da educação, com o tema "Os Fundamentos da Educação para o Bem", ele mostrou que a educação intelectual, quando não acompanhada pela educação para o Bem, está na raiz dos maiores problemas pessoais, familiares e sociais.

Abordou as virtudes, com exemplos de como identificar e trabalhar os pontos a melhorar com atitudes concretas - atividades que também podem (com muitos ganhos) ser trabalhadas com crianças e adolescentes em sala de aula.

Encerrando este primeiro dia do XX Congresso APROFEM, sob direção de Deto Montenegro e produção de Yan Montenegro, o elenco de cadeirantes da apresentação artística "Noturno" emocionou e encantou todos os presentes.


Conteúdos Relacionados