Geral - 01/11/2017

Novembro Azul

Durante o mês de novembro, o país se une ao movimento internacional "Movember", com o objetivo de despertar a consciência dos homens sobre a importância do cuidado com a saúde.

No Brasil, a campanha foi nomeada como "Novembro Azul", sendo o dia 17 de novembro o Dia Mundial do Combate ao Câncer da Próstata.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.ladoaladopelavida.com.br/campanha/novembro-azul


Sobre o Câncer de Próstata


O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. É o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele (dados do Instituto Nacional do Câncer). Segundo o INCA, a estimativa é de 61 mil novos casos diagnosticados por ano.

Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Por isso, a importância do diagnóstico precoce!

Exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade devem procurar um urologista, anualmente, para realizar os exames preventivos. Homens da raça negra ou que tenham casos de câncer de próstata na família, devem realizar exames preventivos a partir dos 45 anos.

Um desses exames é o toque retal, um exame rápido que indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise.

Quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Conscientize-se! Cuidar da saúde não é assunto que pode ficar para depois.


Conteúdos Relacionados