Geral - 20/09/2016

APROFEM participou de Manifestação na Av. Paulista

APROFEM PARTICIPOU DE MANIFESTAÇÃO NA AV. PAULISTA

Atendendo ao chamado da APROFEM, milhares de Profissionais da Educação e de outras secretarias municipais participaram, na tarde de 22 de setembro, do ato destinado a protestar contra as reformas que se avizinham: PEC 241, PLC 257, Previdência e Trabalhista.
A APROFEM recepcionou os seus filiados com a distribuição de camisetas, bandeirolas e apitos, bem como com a exibição de faixas alusivas ao protesto. A Entidade não pode ali verbalizar a sua posição contrária às reformas por lhe ter sido cerceado o acesso ao microfone do caminhão de som. Dentre os que puderam se manifestar, observou-se a prevalência de discurso e recorrentes palavras de ordem de cunho político-partidário, em detrimento da referência às questionadas reformas. Mesmo assim, a sua participação no ato foi anunciada pelo representante da Central Sindical coordenadora do evento e responsável pelo veículo.
Na sequência, os participantes seguiram em passeata até a Praça da República. Durante esse trajeto, as faixas da APROFEM foram fotografadas e filmadas, e os responsáveis pela sua condução entrevistados por órgãos da mídia.
A APROFEM persistirá no seu propósito de agregar as entidades interessadas em resistir à implantação das danosas mudanças prenunciadas; dessa vez, com o cuidado adicional de assegurar o respeito ao direito de manifestação das entidades participantes das mobilizações.
Concomitantemente, a Entidade procurará promover outras ações com potencial para coibir a desfaçatez com que o Governo Federal concebe as reformas e a subserviência com que muitos deputados, senadores e outros políticos (através do prévio posicionamento dos seus partidos) já sinalizam o seu apoio a elas. Para isso, a APROFEM precisa contar com o apoio e a colaboração (em benefício próprio, inclusive) dos servidores municipais da Capital, mormente os da Educação e da Saúde:
1 - Elaborar e divulgar material para esclarecimento dos servidores municipais (e da população, nas respectivas comunidades) que ainda não tenham adquirido consciência da gravidade da situação.
2 - Aproveitar a capilaridade das Unidades Educacionais e Unidades da Saúde, que têm maior proximidade com a população usuária, para distribuir e divulgar esse material de esclarecimento.
3 - Sugerir um tratamento pedagógico interdisciplinar para esse material de esclarecimento, junto aos alunos jovens e adultos das Unidades Educacionais, incluindo sugestões de abordagens de interpretação de texto, aplicação gramatical, cálculos, abordagens históricas e geográficas.
4 - Divulgar sites e e-mails através dos quais os trabalhadores possam acompanhar a atuação de cada deputado federal e de cada senador paulista, além do posicionamento do partido político a que pertencem. A intenção, com essa medida, é estruturar um movimento de pressão política sobre os parlamentares, para que atuem defendendo os interesses dos servidores públicos e da classe trabalhadora em geral.
A APROFEM assegura que acolherá e analisará a viabilidade de implantação de qualquer medida/estratégia que lhe for sugerida. Agradece a participação dos que aderiram à mobilização do dia 22 e comunica que reiterará ao Governo Municipal a solicitação de que seja assegurado o direito de reposição da jornada/dia letivo eventualmente não observado(s) naquela data.


APROFEM - Diretoria





ESCLARECIMENTOS - MOBILIZAÇÃO DO DIA 22 DE SETEMBRO

Face às solicitações de informações recebidas, a APROFEM reitera:

  • Consta textualmente da Pauta de Assuntos da Reunião de Representantes Sindicais da APROFEM, realizada no dia 30 de agosto passado, o teor das deliberações acerca do nosso envolvimento nas manifestações;
  • Em nenhum momento houve encaminhamento e/ou deliberação por paralisação no dia 22 próximo. Foi encaminhada e aprovada a participação na mobilização contra as reformas, inclusive nesse dia, da forma a ser decidida pelo conjunto das Entidades Representativas, no seu Fórum;
  • O resultado, já amplamente divulgado, está consubstanciado no material "Servidores Municipais em Luta - Manifestação Unificada", subscrito por sete Entidades Representativas (inclusive a APROFEM);
  • Para a APROFEM, como as Reformas que ensejam a nossa mobilização são de repercussão nacional, devemos articular uma ação capaz de agregar os inúmeros Sindicatos, Centrais e demais Entidades Associativas representativas dos trabalhadores brasileiros, visando promover mobilizações de âmbito nacional capazes de sensibilizar o Congresso Nacional e o Governo Federal e impedir a implantação das medidas contrárias aos nossos interesses;
  • A Manifestação do dia 22, na Avenida Paulista, será um termômetro do interesse dos nossos representados em participar dessas futuras mobilizações mais amplas;
  • É natural o registro de ausência daquele(a) que opta por comparecer a qualquer evento (Manifestação, nesse caso) no seu horário de trabalho.
    A APROFEM compromete-se a procurar de pronto a SME, visando negociar para assegurar a eventual reposição do dia/horas de trabalho e/ou outras providências que conciliem o não prejuízo para os Profissionais de Educação e para os educandos, ato político legítimo, independentemente da natureza das razões que ensejam a Manifestação. No entanto, adverte que a decisão é sempre da Administração.

APROFEM - Diretoria


Caro(a) filiado(a),

A APROFEM conclama-o(a) a participar da Manifestação de Protesto contra as Reformas intentadas pelo Governo Federal (PEC 241, PLC 257, Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista), que afrontam as conquistas e direitos dos servidores públicos e da classe trabalhadora em geral.

Data - 22 de setembro de 2016
Horário - A partir das 16h00
Local - Av. Paulista - Vão Livre do MASP (Metrô Trianon-MASP)

Esclarecimentos:

  • A APROFEM informa que, durante a reunião do Fórum de Entidades Representativas, ocorrida em 13 de setembro p.p., o posicionamento majoritário das Entidades presentes foi pela realização de manifestação, sendo que a APROFEM, mantendo coerência com deliberações recentes e já amplamente divulgadas, posicionou-se pela manifestação.
    O chamamento dos servidores à participação do Ato Conjunto conterá o logotipo de cada Entidade participante, discriminando junto ao mesmo o seu posicionamento por manifestação ou por paralisação.
  • A APROFEM oficiou às Centrais Sindicais sobre sua participação na mobilização dos servidores públicos, baseada na deliberação de seus filiados, conforme pode ser conferido abaixo:


Carta - Circular da APROFEM


CUT - Central Única dos Trabalhadores
UGT - União Geral dos Trabalhadores
CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
FS - Força Sindical
CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros
NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores


Ilmo(a). Sr(a). Presidente


Assunto: Atuação frente às reformas intentadas pelo Governo Federal.

A APROFEM informa a sua disposição de participar das mobilizações, apoiar as negociações/discussões entre os representantes dos trabalhadores públicos e da iniciativa privada e os interlocutores do Governo Federal, e somar forças com as Centrais Sindicais e instituições assemelhadas que se disponham a atuar conjunta e organizadamente para construir um grande movimento de resistência às mencionadas reformas.
A posição contrária da APROFEM em relação à PEC 241, PLC 257/2016, Reforma Previdenciária e Reforma Trabalhista é incondicional; os esclarecimentos quanto a esse posicionamento e as alternativas que a Entidade sinaliza para contribuir com a revitalização econômica do Brasil, poupando os servidores públicos e os trabalhadores da iniciativa privada, podem ser avaliados pela vossa assessoria acessando o Portal APROFEM (www.aprofem.com.br).
Por oportuno, reproduzimos as deliberações recentes da Entidade, que deverão parametrizar a atuação da sua Diretoria e Quadro de Filiados:


  • Agregar as Entidades Representativas dos Servidores Municipais da Capital, visando uma atuação conjunta na defesa das conquistas dos seus representados e assegurando a participação dos servidores municipais nas mobilizações que foram por elas organizadas.
  • Apoiar incondicionalmente e conclamar à participação dos seus filiados nas mobilizações voltadas para esse fim, organizadas pelas Entidades Representativas (*).
  • Participar da organização de mobilizações e outras estratégias de atuação, de âmbito estadual/federal, atuando conjuntamente com outras entidades sindicais e Centrais que tenham o mesmo propósito de defender as conquistas dos servidores públicos e demais trabalhadores brasileiros (*).
  • (*) Participação balizada pela refratariedade a oportunismos de natureza político-partidária.



Sendo o que se apresenta, colocamo-nos à disposição para o que couber.



Atenciosamente

Prof. Ismael Nery Palhares Junior
Presidente da APROFEM



Reunião do Fórum de Entidades do SINP discute manifestação do dia 22/09

Em mais uma reunião do Fórum de Entidades Sindicais do SINP, cuja pauta única tratava do tema mobilização em defesa dos servidores públicos, realizada em 08/09/2016, a APROFEM reiterou sua posição de participação nas iniciativas unificadas, visando, exclusivamente, a defesa dos direitos dos servidores públicos, hoje ameaçados por iniciativas do governo federal que tramitam ou virão a tramitar em breve no Congresso Nacional.
As entidades ligadas à Central Única dos Trabalhadores que participaram da reunião, informaram que ainda não há consenso entre todas as Centrais no que se refere a uma atuação conjunta no dia 22, sendo certo que a data indicada permanece inalterada, mas que ainda estão definindo outros pontos como, por exemplo, o horário e o local exato do ato.
Diante da indefinição apresentada, o Fórum decidiu que será necessário aguardar o posicionamento final das Centrais para que seja elaborada a convocação conjunta dos servidores, definindo nova reunião para o dia 14/09 para a organização do ato.

A APROFEM continuará a informar os interessados através deste Portal.


Mobilização - Organização para a luta em defesa dos servidores públicos


O Fórum de Entidades Sindicais do SINP, em reunião realizada no dia 01/09/2016, discutiu a viabilidade de realização de manifestação de servidores municipais a ocorrer no dia 22/09/2016, buscando reunir o maior número possível de entidades e, consequentemente, de participantes.

A APROFEM comunicou aos sindicatos e associações presentes sua deliberação, ocorrida na Reunião de Representantes Sindicais do dia 30/08, de participar da manifestação no dia 22 de setembro, de agregar as Entidades Representativas dos Servidores Municipais da Capital, visando uma atuação conjunta na defesa das conquistas dos seus representados e assegurando a participação dos servidores municipais nas mobilizações que foram por elas organizadas, além de apoiar incondicionalmente e conclamar à participação dos seus filiados nas mobilizações voltadas para esse fim, organizadas pelas Entidades Representativas, e de participar da organização de mobilizações e outras estratégias de atuação, de âmbito estadual/federal, atuando conjuntamente com outras entidades sindicais e Centrais que tenham o mesmo propósito de defender as conquistas dos servidores públicos e demais trabalhadores brasileiros, balizando sua efetiva participação pela refratariedade a oportunismos de natureza político-partidária.

As entidades que ainda não tinham consultado suas bases com o intuito de obter a adesão às iniciativas unificadas comprometeram-se a fazê-lo no curtíssimo prazo, e ficou então definido que haverá nova reunião do Fórum no próximo dia 08/09/2016 para a organização e demais encaminhamentos necessários para que possamos realizar uma atividade conjunta de grande expressão e repercussão.

A APROFEM manterá os interessados informados das decisões e encaminhamentos através do seu Portal.



A APROFEM PARTICIPARÁ DAS MOBILIZAÇÕES DE ÂMBITO MUNICIPAL E FEDERAL, RESISTINDO ÀS MUDANÇAS JÁ ANUNCIADAS QUE PREJUDICARÃO OS SERVIDORES MUNICIPAIS, SE IMPLANTADAS

Os Representantes Sindicais deliberaram e a APROFEM já está adotando providências no sentido de:


  • Agregar as Entidades Representativas dos Servidores Municipais da Capital, visando uma atuação conjunta na defesa das conquistas dos seus representados e assegurando a participação dos servidores municipais nas mobilizações que foram por elas organizadas.
  • Apoiar incondicionalmente e conclamar à participação dos seus filiados nas mobilizações voltadas para esse fim, organizadas pelas Entidades Representativas (*).
  • Participar da organização de mobilizações e outras estratégias de atuação, de âmbito estadual/federal, atuando conjuntamente com outras entidades sindicais e Centrais que tenham o mesmo propósito de defender as conquistas dos servidores públicos e demais trabalhadores brasileiros (*).
  • (*) Participação balizada pela refratariedade a oportunismos de natureza político-partidária.

Medidas já tomadas:

  • Participação, com a responsabilidade de coordenação, de reuniões do Fórum das Entidades Representativas dos Servidores Municipais da Capital, visando a agregação prevista no quadro acima para opor resistência à aprovação da PEC 241, das iminentes Reformas Previdenciária e Trabalhista, e dos efeitos indiretos do PLC nº 257/2016 (Renegociação das Dívidas dos Estados) sobre o funcionalismo municipal.
  • Elaboração de material explicativo sobre os projetos/propostas acima, distribuídos aos Representantes Sindicais e já disponibilizados no Portal APROFEM com o propósito de demonstrar com clareza os riscos reais que ameaçam a categoria (consultar a Pauta e Anexos da Reunião de Representantes Sindicais realizada no dia 30/08/2016).
  • Preparação de material para mobilizações já previstas ou sinalizadas, com a busca da participação coesa das Entidades: camisetas, bandeirolas, faixas, apitos etc.
  • Decisão pela participação de mobilização em Brasília-DF, para pressionar o Legislativo e o Executivo.
  • Comunicação às Centrais Sindicais e Entidades congêneres, notificando a decisão de somarmos forças nas mobilizações mais amplas, negociações já anunciadas com o Governo Federal, greves setoriais ou gerais e quaisquer outras ações que tenham o mesmo escopo, sem ferir os princípios da Entidade.

A APROFEM manterá seus filiados atualizados sobre as deliberações e encaminhamentos adotados pelo Fórum de Entidades e/ou pela Entidade, isoladamente.

CHEGOU A HORA! NOSSAS CONQUISTAS ESTÃO EM RISCO.


Conteúdos Relacionados