Informativos - 05/06/2024

XXVII Congresso APROFEM

Reflexões e práticas na Educação em Transformação marcam encerramento do evento

 

Na manhã deste segundo e último dia do XXVII Congresso APROFEM, a programação iniciou com a palestra “Leitura e escrita em uma Educação em transformação”, ministrada por M.ª Stéphanie Habrich e Cristina Harich, fundadora e diretora pedagógica, respectivamente, da Editora Magia de Ler, que publica o Joca, o primeiro jornal do Brasil voltado para jovens e crianças, e o TINO Econômico, o pioneiro periódico sobre economia e finanças direcionado ao público juvenil.

Nesta palestra, o público foi convidado a refletir sobre a relação dos estudantes com a escrita e leitura na atualidade, comunicação midiática e o papel do jornal na formação de leitores críticos, uma vez que tal leitura amplia a visão de mundo, favorece a criatividade e a capacidade de argumentar. 

Cristina abordou como os jovens não recebem mais a informação, mas interagem com elas: postando, comentando, curtindo, compartilhando e, inclusive, sendo produtores de conteúdo. Por fim, reforçou a importância de ensinar os jovens a assumirem responsabilidade sobre suas ações nas redes sociais. 

“A leitura do Jornal é a ponte entre a escola e o mundo” – Stéphanie Habrich

Em seguida, a Prof.ª M.ª Cláudia Galvani, psicomotricista e especialista em grafomotricidade, apresentou a palestra “A escrita se inicia pelo corpo: olhar da psicomotrocidade”. Envolvendo os participantes, explanou sobre as etapas de desenvolvimento neuropsicomotor e como muitas vezes, na ansiedade, queremos que as crianças pulem fases que são necessárias e parte do processo. 

A gênese da escrita e alguns itens a se observar no processo de leitura e escrita de uma criança, tais como dificuldades de atenção, de entender esquema e imagem corporal, lateralidade e desorganizações espaciais de direita e esquerda, também foram abordados em sua rica apresentação.

“A expressão gráfica inicia-se pelo corpo e vai amadurecendo até chegar nas mãos, conseguindo revelar o pensamento por meio da escrita.” – Cláudia Galvani

Sem pretensão de trazer uma nova metodologia, buscou antes ajudar a refletir sobre tudo o que os Profissionais da Educação já sabem e fazem no dia a dia.

Com muitos "causos" e o sotaque gostoso de Minas Gerais, Priscila Boy, pedagoga e escritora, abordou a importância de planejar experiências de aprendizagem significativas que possam produzir evidências mensuráveis do que foi aprendido. Falou sobre planejamento reverso, as 10 competências gerais na BNCC, inclusão, influência da inteligência artificial e o uso de gamificação como ferramenta de aprendizagem que estimula e engaja os estudantes.

Em um diálogo cheio de carisma, compartilhou diversos exemplos e indicações práticas para o dia a dia em uma escola que está em constante transformação e de como precisamos estar atentos à realidade dos alunos de forma a nos conectarmos a essa realidade e assim, sermos mais efetivos. Isso contribui com a aprendizagem e muito!

"Educar é semear. Você tem um grande poder na vida do aluno. Às vezes, a única pessoa na vida que faz um elogio na vida dele, é você." – Priscila Boy

No período da tarde, o Prof. Dr. Cesar Fialho, neuropsicólogo e filósofo, trouxe uma reflexão sobre a importância de promover o bem-estar emocional e psicológico dos educadores, em meio às rápidas transformações no mundo e, em especial, na educação. 

Abordou estratégias práticas e recursos, visando um equilíbrio saudável entre as demandas profissionais e pessoais, destacando a relevância desse cuidado para o sucesso individual e coletivo. Ao explorar esse tema, ofereceu insights valiosos sobre como fortalecer os educadores, como pilares essenciais da comunidade educacional, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável, resiliente e eficaz.

“Sem o cuidado da saúde mental dos educadores, o alicerce do saber corre o risco de desmoronar”. – Prof. Dr. Cesar Fialho

Para encerrar o XXVII Congresso APROFEM, a banda Jota Quest, que completa 25 anos de carreira, subiu ao palco trazendo toda a energia e sucesso de suas canções, tornando o evento memorável para todo o público presente.

Todas as atividades do evento foram realizadas de forma a possibilitar o conhecimento, reflexões, questionamentos e troca de experiencias sobre os desafios e horizontes de uma Educação em transformação.

Agradecemos a todos os participantes!

 

APROFEM