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Informativos - 09/09/2025
APROFEM alerta para impactos na Rede
Foi publicada no Diário Oficial da Cidade, de 09/09/2025, a Instrução Normativa SME nº 38, que reorganiza o Programa São Paulo Integral (Programa SPI), instituído pela Portaria SME nº 7.464, de 2015, nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com o documento, a partir de 2026, todas as turmas do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) passarão a integrar o Programa, ampliando progressivamente o atendimento até alcançar todas as etapas da Educação Básica. A medida prevê ainda a atuação de professores especialistas, a criação da função de Professor Orientador de Educação Integral (POEI) e incremento no repasse de recursos via PTRF.
A reorganização inclui EMEIs, CEMEIs, EMEFs, EMEFMs e EMEBSs, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. A participação se dará mediante cumprimento de carga horária estendida — 7, 8 ou 9 horas diárias, dependendo da etapa de ensino — e será assegurada a continuidade das turmas já atendidas, especialmente no Ciclo de Alfabetização. Também estão previstas experiências pedagógicas nos chamados “Territórios do Saber”, que envolvem áreas como comunicação, arte, culturas, sustentabilidade, esporte, educação digital e leitura.
Cada Unidade Educacional terá autonomia para organizar os horários e experiências de acordo com seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), sempre em diálogo com a comunidade escolar e sob acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação.
A posição da APROFEM
Nesta segunda-feira, 08/09, a APROFEM se antecipou diante da iminência da publicação de nova legislação e esteve presente na Secretaria Municipal de Educação para apresentar os principais pontos defendidos em favor da categoria.
Entre as propostas da Entidade sobre o programa, destacam-se:
Embora o discurso oficial da SME reforce a ideia de que o Programa SPI garante “formação integral e mais oportunidades de aprendizagem”, a APROFEM alerta que a obrigatoriedade de adesão de todas as Unidades Educacionais ao modelo de tempo integral impõe sérios problemas à Rede Municipal de Ensino. Entre os principais pontos de preocupação, destacamos:
A APROFEM reafirma seu compromisso com a defesa da Educação Pública de qualidade, mas considera que impor o modelo integral a todas as escolas, sem diálogo real com a categoria e sem planejamento para resolver os graves problemas de infraestrutura e de pessoal, representa um risco à qualidade do ensino e ao bem-estar dos profissionais e estudantes.
Seguiremos cobrando da SME respeito aos Profissionais da Educação, valorização das carreiras e condições reais de trabalho, antes de qualquer ampliação compulsória do Programa.
Consulte a íntegra da publicação:
Instrução Normativa SME nº 38
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APROFEM se antecipa diante da iminência de publicação de nova legislação
APROFEM