Geral - 01/12/2025

O que nos espera

Editorial Jornal APROFEM - Nov/Dez 2025

O ano que se avizinha contemplará as eleições brasileiras majoritárias, dentre outros eventos de expressão. Decorrência disso, haverá uma debandada de ocupantes de cargos públicos, aspirantes a vagas nos Legislativos ou Executivos Estaduais e Federais.

O êxito ou fracasso da aventura de cada um dependerá, para além dos coeficientes e outras sutilezas da legislação eleitoral, dos recursos econômicos e da sua credibilidade junto à população eleitora.

Aí reside o risco para os servidores públicos que servem diretamente à população usuária, majoritariamente nas áreas da Educação e da Saúde: candidatos(as) que se comprazem em macular e/ou desconstruir o nobre trabalho dos servidores públicos com promessas de melhorias decorrentes da privatização de sua execução (com o dinheiro público esvaindo-se pelos ralos do superfaturamento e do desperdício, inclusive com suspeitas de locupletamento por parte de muitos deles).

Buscar neutralizar essa prática nefasta deve ser o nosso compromisso, dialogando com a comunidade usuária de forma esclarecedora e não tendenciosa.

Essa prática não deve se restringir a períodos eleitorais. Pode revelar-se eficaz na mobilização em busca de mais segurança para os equipamentos públicos, equipes de servidores e membros da comunidade. Também no zelo pela preservação da saúde física e mental, da estatura profissional e do respeito traduzido em valorização salarial e funcional, com condições dignas de trabalho para os Agentes Públicos.

Aceitam o desafio? Contem conosco.

Prof. Ismael Nery Palhares Junior - Presidente