Geral - 01/02/2016

Durma-se com um barulho desses

Fechamento de 1.542.000 (um milhão, quinhentos e quarenta e dois mil) postos de trabalho no Brasil, em 2015, passando a compor a lista de 9 milhões de brasileiros que procuram emprego, segundo o IBGE; expectativa de fechamento de mais 2 milhões de empregos em 2016.

Poupança perde da inflação pela primeira vez em 13 anos (em 2015: rentabilidade da poupança: 8,07% x inflação pelo IPCA: 10,67%).
Tabela do Imposto de Renda acumula defasagem de 72%, representando uma carga tributária maior para os brasileiros, mesmo sem a elevação das alíquotas (trabalhadores que ganham menos são os mais prejudicados pela defasagem).
Novos indicadores divulgados recentemente são fortemente negativos para o desempenho da economia brasileira nos próximos meses: previsão de queda do PIB; queda real nas vendas do comércio, inclusive de bens duráveis; perspectivas ruins para este ano, com repercussões negativas sobre o emprego e a massa salarial, que deve continuar sendo corroída por uma inflação alta.
Na capital paulista, a gestão do atual prefeito foi avaliada com o pior desempenho de toda a série histórica: 56% dos paulistanos consideram "ruim" ou "péssima" a atual administração municipal. O trecho final de recente editorial do jornal O Estado de S. Paulo (25/01/2016) traduz, de maneira lapidar, o que a detalhada pesquisa revelou: "Essa grande insatisfação dos paulistanos se repete em praticamente todas as outras áreas avaliadas. Isso significa que o morador de São Paulo já não espera pela aurora civilizatória anunciada ao longo do desastroso governo de Haddad. Apenas conta os dias para que venha logo outro prefeito, desta vez comprometido com as verdadeiras necessidades da cidade".
2016: ano de eleições municipais, com a costumeira visita de candidatos à nossa Sede, para receber e conhecer as nossas reivindicações e explanar as suas propostas, com base nos interesses da população paulistana e avaliando o que poderá resultar em ganho ou perda de votos na apuração final. Cabe ao nosso Alcaide, potencial candidato à reeleição, através do atendimento às legítimas reivindicações dos servidores municipais e do cumprimento ainda possível das promessas feitas na campanha anterior, procurar demonstrar a inveracidade do editorial do tradicional jornal paulista.
É nesse contexto que deveremos estruturar a nossa atuação, quer buscando valorização salarial (ver matéria ao lado), quer procurando avançar nas demais reivindicações contidas em nossa Pauta Geral de Reivindicações 2016, disponível para consulta e envio de contribuições em nosso Portal, quer diligenciando para que sejam cumpridas as cláusulas do(s) Protocolo(s) de Negociação.

Prof. Ismael Nery Palhares Junior - Presidente