Geral - 06/06/2017

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Notícia publicada em 06/06/2017

O dia 15 de junho é marcado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo dessa data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, dessa forma, combater toda e qualquer violência.

A violência contra a pessoa idosa, na maioria das vezes, é repetitiva e contínua, sempre causando grande sofrimento psíquico e físico. Só em 2016 (fonte SDH/PR), foram mais de 30 mil casos denunciados em todo o país. No entanto, estudos indicam que são milhares de casos que ficam sem denúncia e impunes. Para o idoso que sofre a violência, existe uma grande dificuldade de "quebrar o silêncio", visto que a maioria dos casos acontece no âmbito familiar e são praticados pelos seus companheiros, filhos, netos, parentes próximos ou cuidador.

Independentemente do tipo de violência - se física, psicológica, emocional, social, sexual, financeira (exploração imprópria, ilegal ou sem consentimento), abandono ou negligência - é uma situação crítica que deve ser combatida, tanto na esfera governamental como pela sociedade.

Para denúncias de caso de violência contra o idoso, é disponibilizado o Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), vinculada a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.


Conteúdos Relacionados