Geral - 04/09/2023
Notícia publicada em 04/09/2023
Conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos é o objetivo do "Setembro Verde" - mês da doação de órgãos instituído pela Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014.
No Brasil, conforme dados de junho de 2023 da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), há quase 58 mil pessoas em lista de espera para transplante. Uma espera de dor, angústia e incerteza. Mas também de esperança de receberem mais tempo para realizarem seus sonhos, para estarem com seus familiares e amigos, para terem mais saúde, mais vida!
Converse com sua família e manifeste o desejo de doação, pois ela só é possível mediante a autorização por escrito da família do doador. É um momento delicado de perda e luto, mas quando a família já conversou a respeito, a decisão costuma ser positiva e esse último desejo é atendido: dar a chance de vida para outras pessoas - cada doador pode salvar ou melhorar a vida de até 8 pessoas!
Saiba mais: www.abto.org.br
=============
Doação de Órgãos - Atuação nas Unidades Educacionais
A Lei nº 14.680, de 30 de janeiro de 2008, regulamentada pelo Decreto nº 49.400, de 11 de abril de 2008, trata das providências que devem ser adotadas pelas Equipes Escolares do Ensino Municipal. Faça a sua parte!
Conhecida como "Setembro Azul", esta campanha busca comemorar as conquistas já obtidas da comunidade surda, além de promover a conscientização sobre a acessibilidade e sobre a importância de difundir o ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Durante esta campanha, há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.
Saiba mais: https://smp.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias...
A campanha "Setembro Amarelo" tem o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, assim como suas formas de prevenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, estima-se que 700 mil pessoas cometem suicídio por ano no cenário mundial. No Brasil, em 2022, a média foi de 44 pessoas por dia que tiraram a própria vida.
Outro dado que merece atenção é que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
Por isso, é importante que as pessoas que estão passando por situações de angústia e pensamentos de morte busquem ajuda, e aqueles que estão por perto, estejam atentos e prontos para acolhimento.
Algumas formas de ajudar:
Quem sofre fala. Quem ouve acolhe!
Há esperança para quem está precisando de ajuda! Converse com a família, amigos ou, mesmo, entre em contato com instituições que são preparadas para lidar com esse tipo de situação - como o Centro de Valorização da Vida (telefone 188 - disponível 24 horas por dia / www.cvv.org.br).