Informativos - 27/09/2024
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a conscientização e a prevenção acontecem ao longo de todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo se destaca como a maior campanha contra o estigma relacionado à saúde mental em todo o mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
O suicídio é uma triste realidade que afeta sociedades em todo o mundo e gera grandes prejuízos. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, mais de 700 mil suicídios são registrados anualmente, sem contar os episódios subnotificados, que fazem a estimativa ultrapassar um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, o que equivale a uma média de 38 suicídios por dia.
Ainda segundo dados da OMS, a cada ano, mais pessoas morrem em decorrência do suicídio do que em função do HIV, da malária ou do câncer de mama, além de guerras e homicídios.
Em âmbito mundial, o lema do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio 2024-2026 é “Mudar a Narrativa”. O objetivo é inspirar indivíduos, comunidades, organizações e governos a se envolverem em discussões abertas e honestas sobre o suicídio e o comportamento suicida. Com esse lema, pretende-se sensibilizar, superar barreiras como o estigma e promover uma cultura de apoio à prevenção do suicídio.
São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo. Acesse aqui!
“Se precisar, peça ajuda!”
Converse com a família, amigos ou, mesmo, entre em contato com instituições que são preparadas para lidar com esse tipo de situação - como o Centro de Valorização da Vida (telefone 188 – disponível 24 horas por dia - http://www.cvv.org.br).
Fonte: ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria
APROFEM