Informativos - 17/05/2024

Rio Grande do Sul: S.O.S

"Solidariedade: resposta humana às contradições da atualidade". - Fernando Bárcena.

Desde o último dia 27 de abril, nossos irmãos gaúchos vêm sofrendo com as torrenciais e apocalípticas chuvas precipitadas sobre o seu estado: Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, Censo de 2022, dos 497 municípios que compõem esta Unidade da Federação, cerca de 85% sofrem com o verdadeiro dilúvio que se abateu sobre esse pujante estado. Sua capital, Porto Alegre, é o único município com mais de um milhão de habitantes (1,3 milhão), seguido por Caxias do Sul, que possui 463.338 habitantes.

O trágico momento ora vivido por nossos irmãos flagelados parece não ter fim: um minuto premidos pelas diferentes condições adversas em que se encontram, certamente tem o peso de horas de sofrimento, quiçá, de eternidade! Não bastassem as vidas ceifadas pela catastrófica ação dos devastadores efeitos da natureza, lamentavelmente, se nos afiguram inconcebíveis e inomináveis, em tal cenário, as ações empreendidas por estupradores, saqueadores, facínoras, entre outros

A APROFEM – Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo, contrista e solidária às vítimas do flagelo que se abateu sobre nossos irmãos gaúchos, conclama, principalmente os seus filiados, a se engajarem nas campanhas que visam a tornar menos dolorosas e difíceis as condições de vida e de soerguimento de nossos irmãos gaúchos.

A APROFEM fará chegar ao devido local uma doação de material escolar e livros infantis/literatura para crianças e jovens. Com esse espírito, conclama as Unidades Educacionais a realizarem, em todas as disciplinas, projetos referentes aos difíceis momentos vividos, aos fatos julgados dignos de nota, de fortalecimento interior, bem como a projetos de vida a curto, médio e longo prazos. Sugestão: cada criança/jovem matriculada(o) na RME de São Paulo escrever cartas a alunos de escolas gaúchas, augurando-lhes força e demonstração de solidariedade. Tais cartas serão remetidas junto com o material escolar e livros doados.

Nossa solidariedade e agradecimento estendem-se, também, às pessoas que, na condição de VOLUNTÁRIO, optaram, anônima e/ou abnegadamente, por socorrer e atuar, in loco, com o intuito de salvar a vida de pessoas ou animais e minorar o sofrimento dos flagelados.

PARTICIPE TAMBÉM!

Os filiados e comunidade que desejarem contribuir com a campanha, poderão trazer donativos de materiais escolares, livros infantis, brinquedos e cartas de solidariedade. 

A entrega destes materiais (exclusivamente, livros infantis/literatura e material escolar) deverá ser feita diretamente na APROFEM – SEDE, Rua Humaitá, 483, Bela Vista – São Paulo/SP, até o dia 14/06/2024.


Veja também!

APROFEM