ÁREA DO
FILIADO
Informativos - 22/10/2025
Foi publicado no Diário Oficial da Cidade, de 22/10/2025, o Projeto de Lei 01-01255/2025 da Vereadora Silvia da Bancada Feminista, fundamentado na pesquisa desenvolvida pela APROFEM. A proposta busca implementar ações voltadas à saúde integral e à prevenção do adoecimento, além de promover práticas que fortaleçam o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino.
A pesquisa da APROFEM investigou temas como adoecimento, licenças médicas, percepção do peso corporal, níveis de estresse, sintomas de ansiedade, depressão e Burnout, uso regular de medicamentos e autoavaliação do estado de saúde física e mental.
O estudo também constata que mais de 60% dos Professores Municipais da cidade de São Paulo se afastaram por problemas de saúde no último ano, e que mais de 80% tiveram algum transtorno mental. Os dados foram analisados pela equipe do Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), com consolidação entre 2024 e 2025.
Para fins desta Lei, considera-se qualidade de vida no trabalho, bem-estar no trabalho, saúde integral e valorização do Profissional de Educação. O tema é urgente e a APROFEM reforça que é fundamental construir ambientes educacionais mais seguros, acolhedores e inclusivos.
Consulte a íntegra da publicação.
Veja também:
APROFEM é destaque no Jornal SPTV 2ª edição, da Rede Globo
APROFEM