Informativos - 19/02/2019

GOLPE DOS PRECATÓRIOS

Notícia publicada em 20/02/2019 e atualizada em 08/04/2020

A APROFEM alerta: NUNCA transfiram procuração,

e JAMAIS façam depósitos ou transferências bancárias

 

A APROFEM alerta sobre os golpes que supostos advogados, escritórios de advocacia e cartórios têm aplicado em servidores com ações e precatórios a receber da Prefeitura do Município de São Paulo.

Esses estelionatários são muito persuasivos. Utilizam os nomes dos advogados da nossa Assessoria Jurídica, em outras ocasiões usam nomes falsos, e afirmam que trabalham para a APROFEM.

As formas de abordagem dos golpistas são variadas e cada vez mais inovadoras. Abordam a vítima por e-mail, telefone e/ou por correspondência, utilizando criminosamente o nome e a logomarca do Sindicato.

Munidos de informações dos processos, obtidas junto ao site do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo, dizem aos filiados que vão agilizar seus processos e pagamentos. Para isso, pedem aos filiados que façam depósitos em contas bancárias por eles indicadas.

Em algumas ocasiões pedem, ainda, que revoguem a procuração outorgada aos advogados da Assessoria Jurídica da APROFEM e assinem nova procuração, dando plenos poderes para que movimentem o processo.

A APROFEM alerta os seus filiados para que NUNCA façam qualquer depósito, transferência ou pagamento de boleto bancário e que jamais assinem procuração para qualquer pessoa, sem antes consultar pessoalmente a Assessoria Jurídica da Entidade, na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, nº 290, cj. 105, Bela Vista - São Paulo/SP.

Lembramos, mais uma vez, que toda e qualquer comunicação sobre o andamento de processos, pagamento de precatórios ou convocações para celebração de acordo com a PMSP é feita exclusivamente pela Assessoria Jurídica da APROFEM, sem qualquer pedido de depósito bancário.

Orientamos, ainda, que não atendam à solicitação de comparecimento em endereços de supostos escritórios de advogados para os quais não assinaram procuração.

 

NÃO CAIAM EM GOLPES DE ESTELIONATÁRIOS!

 

Excepcionalmente, face à grave e sem precedentes situação de saúde que ora atinge o Brasil e considerando a decisão do Governo da Capital de decretar situação de emergência no Município para evitar o contágio e a transmissão do Coronavírus, , a Assessoria Jurídica está com seu escritório fechado para atendimento presencial e, portanto, qualquer contato que receba solicitamos que enviem para o nosso Fale Conosco para confirmar a procedência e, então, a APROFEM notificará a Assessoria Jurídica para que entrem em contato.

 

Qualquer dúvida, ligar nos telefones:

3292-5500
3214-6505
3214-6449
3120-2774
3105-7547



Fiquem atentos:

  • O próprio Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP alertou a população que "não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores".
  • Não existe um Cartório de Precatórios da Comarca de São Paulo. Quem gere os pagamentos dos precatórios do Estado é o Tribunal de Justiça, por meio do seu Departamento de Execução de Precatórios (DEPRE).
  • NUNCA deposite antecipadamente qualquer valor. Normalmente, os criminosos seduzem o credor dizendo que o seu precatório, OPV ou outro valor está liberado e que, para receber, é necessário depositar antecipadamente determinado valor. Trata-se de GOLPE. O credor NÃO precisa depositar valor algum para receber o seu precatório ou OPV (Ordem de Pequeno Valor).

A primeira dica para evitar cair em um golpe está em sempre desconfiar desses contatos que solicitam qualquer quantia. Caso receba um contato suspeito, entre em contato com o seu advogado ligando para outro número de telefone [(11) 3214-6505 ou (11) 3214-6449], diferente daquele pelo qual fora abordado, ou pessoalmente.

Outra medida importante de prevenção é o cuidado na exposição de dados pessoais (como número de celular, endereço ou número do RG/CPF) na internet.