Editorial Jornal APROFEM - Março/Abril 2023
"O ataque à escola em São Paulo ... expõe o avanço de grupos extremistas nas redes sociais. Antes concentrados em ambientes mais escondidos, como chans e outros espaços na deep web, eles agora se espalham por redes com milhões de acessos, como Twitter e TikTok. Um dos principais alvos são adolescentes, em geral meninos, em busca de aceitação e atraídos por ideias radicais.
"Eles têm uma imagem distorcida de que o atentado vai transformá-los em heróis", ....
.
.
.
Entre os adolescentes mais suscetíveis às investidas dos extremistas estão aqueles que se veem cativados por promessas de que a violência apagará frustrações cotidianas ..."
(Estadão, 02/04/2023, A17)
Adentrando o ano de 2023, quase final do primeiro quarto do século XXI, a natural expectativa pela evolução da humanidade em seus múltiplos vieses e em decorrência do progresso tecnológico, em que podemos pontuar as metas de qualificação da Educação e aperfeiçoamento das relações sociais, afigura-se ameaçada pela regressão corporificada em episódios de violência explícita ocorrendo por todo o planeta Terra.
A tragédia acima sinalizada, a incompreensível e estúpida invasão da creche de Blumenau-SC com os bárbaros assassinatos de crianças, assim como os recorrentes casos que vêm atormentando as Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, constituemse em demonstrações desse estado de barbárie, que tiveram o condão de reforçar o estado de desconforto profissional e abalo emocional que campeia dentre os agentes públicos, mormente junto aos Profissionais de Educação.
A abordagem do assunto e as providências encaminhadas pela APROFEM junto às autoridades estão presentes nesta edição do Jornal. A Entidade ainda estuda a viabilização de uma atuação suplementar junto aos seus representados, com projetos de atendimento individual e/ou em grupos até mesmo no interior das Unidades Municipais, no contexto da Saúde Integral também aqui tratada.
Nesta edição também destacamos os encaminhamentos da Campanha Salarial Unificada para este ano; a luta por conquistas para os servidores que a APROFEM representa, no campo funcional e econômico, com destaque para o Quadro de Apoio à Educação e para os Professores, para os aposentados e para os servidores não efetivos. A ampliação de uma parceria já relevante também é detalhada, para conhecimento dos interessados.
Junte-se a nós ... Apartidários e Independentes!