DIÁLOGOS ENTRE A RODA DE CAPOEIRA E A SALA DE AULA

Curso Livre - Diálogos entre a Roda de Capoeira e a Sala de Aula | Presencial

A APROFEM promove cursos livres em parceria com profissionais qualificados, com descontos exclusivos para filiados, dependentes e cônjuges. 

Em consonância com as Leis 10.639/03, 11.645/08, 12.888, de 20 de julho de 2010, (Estatuto da Igualdade Racial), PL 17/2017 que reconhece os valores educativos da Capoeira na Educação e sua integração à proposta pedagógica e a Década de Valorização da Cultura Afrodescendente, UNESCO/ONU.

"Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza libertária do homem frente à intolerância. Luta e dança e ritmo e vigor físico. Os negros criaram a capoeira tanto para servir ao prazer quanto ao combate. Realizou, na própria carne, essa imagem da vida, fundamental até hoje. Os afro-brasileiros souberam transformar a violência em camaradagem, envolvendo dança, ritmo, canto, toque e improvisação. A capoeira é uma afirmação existencial do povo negro no contexto do escravagismo e do racismo de dominação presentes em momentos diversos da sociedade brasileira. No jogo de gingas e na mandala da roda da capoeira está a história do povo negro na diáspora. O humanismo é a raiz da capoeira. E la educa, ensina o respeito, dá sentido à mente e ao corpo, cria autoestima nos seus praticantes - dá sentido à vida do seu povo. Os batuques eram a festa dos negros, oportunidades para celebrações de valores culturais trazidos pelos africanos." (GILBERTO GIL, 2004), discurso em Genebra.

Objetivo Geral:
Levar os (as) participantes a refletir e compreender de forma mais abrangente as contribuições da cultura popular afro-brasileira, na formação do nosso país, suas ligações com a história social, cultural e política do povo brasileiro, utilizando de recortes históricos, desde o Brasil Colônia, passando pelo Império, República, Estado Novo, Ditadura até a chegada da Democracia. Assim como fazer uma releitura acerca da Diáspora Africana e a trajetória social do negro no Brasil.

Objetivos Específicos:
Experimentar com os (as) participantes, conteúdos práticos-teóricos da linguagem da Capoeira, complementando seus conhecimentos acerca da importância desta como resistência cultural na História do Brasil, arte, esporte, instrumento de educação, inclusão social e cidadania. Entender estas manifestações culturais como fonte de formação cidadã.

Conheça o curso "Diálogos entre a Roda de Capoeira e a Sala de Aula" e inscreva-se!


Público-alvo:
Profissionais da Educação.


Turma:
Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h
Frequência: 2 vezes por semana, totalizando 3 horas semanais
Duração: o curso tem duração de três meses.
Modalidade: presencial

Previsão de início: sujeito à formação de turma.


Facilitadores:
Valdenor Silva dos Santos 
Mestre em Capoeira, com 48 anos de atuação; Mestre em Educação pela USP; pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia, Anhembi Morumbi; graduado em Rádio e TV, Universidade Bandeirante; integrante dos Grupos de Formação de Professores: pós-graduados na Escola, FEUSP, O Ancestral e o Contemporâneo nas Escolas, FEUSP/FAPESP; Programa USP/ESCOLA (IFUSP/APEP) e SME-SP; premiado pela Fundação Palmares, IPHAN/MINC; escritor; compositor e jornalista.

Lisandra Cortes Pingo
Escritora; poeta; mestranda em Educação pela USP; pós-graduada em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UNIFESP; pedagoga; coordenadora pedagógica na RME-SP; educadora há 30 anos; palestrante e formadora de professores em outros municípios, em programas do Governo Federal e do programa USP-Escola (IFUSP/APEP) nas temáticas de Educação Étnico Racial, Educação Musical, Mediação de Conflitos, Alfabetização e Inclusão e AEE.


Informações e Inscrições:
Para mais informações sobre o curso, local de realização, investimento e inscrições: (11) 3292-5500.

Observações:
- A formação de turma está condicionada a um número mínimo de alunos;
- Todas as informações e conteúdo do curso são de responsabilidade do formador;
- Cursos livres e de Idiomas não contabilizam para Evolução Funcional.


A APROFEM é extremamente criteriosa na seleção de seus parceiros, visando à qualidade das parcerias. Entretanto, a responsabilidade pela qualidade, valores, cobranças, coordenação, validação de diplomas, certificados é exclusiva do prestador, cuja contratação é direta com o filiado interessado.

A Inscrição está liberada apenas para filiado(logado)