Informativos - 26/08/2025

XXVIII Congresso APROFEM 2025 – Primeiro dia de intensas reflexões e vivências

"Educação na essência: sua importância no desenvolvimento dos processos de pensamento, emocionais e de aprendizagem"

A manhã do primeiro dia (26/08) do XXVIII Congresso APROFEM foi marcada por grandes emoções, reflexões profundas e momentos de celebração coletiva. O Presidente da Entidade, Prof. Ismael Nery Palhares Junior, conduziu a abertura oficial com um discurso inspirador. Em suas palavras, destacou que “O futuro é agora! Onde o indivíduo se transforma. Educar é um desafio constante e maravilhoso”, ressaltando ainda que...

“A Educação, em sua essência, possibilita criar ambientes de aprendizagem significativos e transformadores, valorizando a complexidade do ser humano por meio de um olhar amoroso, sua família de origem e isso também inclui o respeito pelo destino da família toda.”

O Presidente reforçou que este Congresso deve ser “um encontro de ideias, de experiências e de reflexões, onde possamos juntos despertar para nossa importância e valor diante da vida de cada ser, a partir de cada um de nós.” Concluiu sua fala sublinhando a força que deve nortear todo o evento:

“O amor é a força mais poderosa do mundo!”

Em seguida, o grupo Bella Itália emocionou os Congressistas com a execução do Hino Nacional e uma interação musical envolvente. A atividade de canto coletivo trouxe leveza e participação ativa de todos, criando um ambiente de união e entusiasmo.

Na sequência, o escritor e Professor Fabrício Carpinejar protagonizou uma palestra impactante. Com falas contundentes sobre a valorização da categoria, destacou que “O professor é desvalorizado!”, trazendo à tona a luta constante da classe. Em outro momento, refletiu sobre a importância da empatia: “Não deixar ninguém invisível ao nosso lado.”

Carpinejar fez os participantes refletirem sobre a vocação docente, perguntando: “O que é vocação?”, e se emocionou ao narrar experiências pessoais, como as abdicações de sua mãe em prol da sua formação. Em metáforas marcantes, abordou temas como resiliência, “síndrome do copo de requeijão” que fala sobre a força e demais características atribuídas à exploração, e afeto, “Você só pode dar o que recebe.” Sua despedida foi seguida por uma calorosa solenidade, marcada pelo abraço entre ele e o Presidente da APROFEM, registrando um momento simbólico de reconhecimento e gratidão.

O psicólogo e escritor Rossandro Klinjey deu continuidade à programação com uma palestra repleta de provocações e reflexões atuais. Em sua introdução, destacou os desafios da sociedade contemporânea e alertou para os efeitos do uso excessivo das redes sociais na crise das relações.

Com sua didática clara, Rossandro afirmou que “ter disciplina é ter liberdade”, trazendo a reflexão de que a Educação é a base dessa autonomia. Ao falar dos desafios geracionais, pontuou que “Educação não é só conhecimento” e alertou: “Toda criança adultizada é uma criança perdida.”

Sua fala segue reforçando o sentido mais profundo de educar e de formar cidadãos conscientes, até chegar ao encerramento, quando foi homenageado pela Vice-Presidente da Entidade Profª Margarida Prado Genofre com a entrega de um presente simbólico.

Antes do encerramento, os congressistas foram presenteados com a apresentação cultural de A Bella Itália: "Brasiliano", que encantou o público com a interpretação de clássicos da música italiana, proporcionando um momento de celebração.

Já no período da tarde, a Profª Dra. Antônia Quintão Cezerilo destacou a pluralidade e a diversidade como bases estruturantes da educação. Ressaltou a importância das leis que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, defendendo formação adequada de professores e materiais pedagógicos mais inclusivos.

A professora também chamou atenção para outras formas de diversidade presentes na escola, como de gênero, cultural, linguística, regional, familiar e de pessoas com deficiência, reforçando que todas precisam ser acolhidas em um ambiente escolar de diálogo, respeito e escuta. Ao citar o artigo 3º da Constituição Federal, lembrou que a educação deve ser um instrumento de combate às desigualdades sociais e de promoção do bem de todos. Concluiu afirmando que “os alunos aprendem pelo nosso exemplo” e que os pilares de uma Educação Democrática devem reconhecer e valorizar as identidades e vivências dos estudantes.

Assim terminou o primeiro dia do Congresso APROFEM, com a certeza de que cada reflexão e cada fala reforçaram a essência da Educação como caminho de transformação individual e coletiva.
 


Confira alguns registros do primeiro dia do Congresso APROFEM:


 



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