Editorial Jornal APROFEM - Novembro/Dezembro 2022
Como sói acontecer, nos compete a cada final de ano expressar com sinceridade os melhores votos para o Ano que se avizinha, no que diz respeito às nossas vidas pessoal e profissional. Desta vez, mercê da soberana decisão do povo, com a renovação do Executivo e do Legislativo estadual e federal.
Nos votos de esperança acima declinados, a expectativa do cumprimento das promessas de campanha que sinalizam melhorias para o povo brasileiro.
Na Capital, poucas razões para celebração de conquistas para os servidores municipais no seu campo profissional/funcional. Até agora, reajuste salarial pífio e insensibilidade governamental generalizada no que tange à valorização das carreiras. No corpo desta edição do Jornal APROFEM o leitor atento constatará a que nos referimos, espelhando desencanto e preocupação, mas jamais a desistência de mobilização dos servidores para pressionar e procurar reverter essa tendência.
Dentre tantos desafios, a necessidade de vigilância para que a tendência privativista no Ensino Municipal não seja ampliada, com a entrega das Unidades Educacionais da Rede Direta para serem geridas por OSs. Tendência que poderá agravar-se com o exemplo estadual, onde o indicado para a Secretaria Estadual da Educação já perpetrou esses absurdos na rede de ensino paranaense.
Se não revertermos essa tendência, antes de acabarem com os cargos públicos e as carreiras duramente conquistadas, poderemos assistir uma provocadora propositura de Projeto de Lei prevendo a alteração do dístico contido no Brasão da Cidade, de:
NON DUCOR, DUCO (Não sou conduzido, conduzo)
para
NON DUCO, DUCOR (Não conduzo, sou conduzido).
No que depender da APROFEM, os rapinadores, que apostam na inação da categoria, para atingir o seu intento de locupletar-se com os recursos públicos, serão defenestrados e continuaremos com a Rede Municipal de Ensino buscando reverter as terceirizações já praticadas, preservando o orgulho de quem vive(u) o grandioso Ensino Municipal.
Permaneçamos mobilizados!
Boas Festas.
Leia aqui a Edição do Jornal APROFEM - Novembro/Dezembro 2022