Em 30/05/2016
Estão abertas as inscrições para o Prêmio ARede Educa, que tem como proposta reconhecer, divulgar e estimular a transformação da educação com o apoio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
O Prêmio, que está na 9ª edição, é promovido pelo portal ARede Educa, que também edita o Anuário Arede - Boas práticas de TICs na Educação e é aberto a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e empreendedores ligados à Educação. Contempla iniciativas, projetos e programas de instituições públicas e privadas, do ensino básico (fundamental, técnico e médio) ao ensino superior (tecnológico e graduação).
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.arede.inf.br/premio2016, até 30 de maio de 2016. Basta cadastrar o projeto e preencher o formulário on-line.
Cada concorrente pode se inscrever em apenas uma das duas modalidades - Setor público ou Sociedade Civil. Dentro da modalidade, pode inscrever até dois projetos em categorias diferentes.
Além disso, cada concorrente também pode inscrever um projeto no Prêmio Especial REA ou no Destaque de Inovação - Start up de educação.
Confira o regulamento aqui
Uma comissão julgadora formada por especialistas em transformações da educação apoiadas pelo uso das novas tecnologias vai eleger os vencedores, que serão conhecidos em novembro. A cerimônia de celebração dos vencedores será em São Paulo (SP), dia 21 de novembro, com presença de organizações da sociedade civil, autoridades governamentais e representantes de setores econômicos ligados à Educação.
Modalidades e Categorias
Prêmio especial
Para iniciativas de produção e disseminação de Recursos Educacionais Abertos (REA)
Destaque de inovação
Para start ups que desenvolvem produtos ou serviços de tecnologia digital, gratuito ou comercializado, para aplicação em educação.
Modalidades
> Setor Público - governos municipais, governos estaduais, governo federal, empresas públicas, fundações e institutos públicos
> Sociedade Civil - instituições de ensino privadas, empresas, fundações, organizações não-governamentais
Categorias
Cada modalidade tem as seguintes categorias:
1. MÍDIAS SOCIAIS
Projetos educacionais que envolvam produção de textos, imagens, podcasts, vídeos e outros conteúdos digitais para serem veiculados em mídias sociais como blogs, wikis, red#matrix, Diaspora, Noosfero, Facebook, Twitter, Google+, etc.
2. APLICATIVOS
Projetos educacionais que usam/desenvolvem aplicativos para dispositivos móveis e para desktop, em qualquer plataforma.
3. GAMES
Projetos educacionais que usam/desenvolvem games.
4. PROGRAMAÇÃO
Projetos de ensino de programação e robótica
5. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Projetos que formam educadores para utilização de tecnologia digital na prática educacional
6. PLATAFORMAS EDUCACIONAIS
Desenvolvimento de soluções/produtos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e plataformas on-line para práticas pedagógicas e ensino a distância
7. INFRAESTRUTURA
Projetos e programas de fornecimento de equipamentos e acesso à internet para escolas
8. GESTÃO
Projetos de gestão escolar por meio de TICs
9. EAD
Projetos educacionais que utilizam o ensino a distância como modalidade predominante
Mais informações:
Liliane Santana - Comissão Organizadora do Prêmio ARede Educa
premio2016@arede.inf.br