Concursos Públicos - 08/04/2015
Em 26 de março de 2015, no Auditório Oscar Pedroso Horta / Câmara dos Vereadores de São Paulo, deu-se a reativação do Comitê Civil contra a Dengue, coordenado pelo vereador Gilberto Natalini. Este Comitê, que funcionou de 2004 a 2007, foi novamente instalado face o crescente número de casos registrados da doença, considerado - muito preocupante - pelos especialistas em saúde pública presentes à reunião. O evento contou com a participação de diversos representantes da sociedade civil, como: Sindicatos, Febraban, Representantes Religiosos, Associação Comercial, entre outros.
A APROFEM, a exemplo do que fez no período de 2004 a 2007, fez-se representar nesse comitê e assumiu o compromisso de acionar mecanismos próprios para levar, em breve, informação a seus filiados, visando conscientizá-los sobre a importância da participação de cada um nessa luta.
Segundo o exposto na reunião, em termos de registro de casos, deparamo-nos hoje com um quadro mais grave, se relacionado a anos anteriores. Em maio de 2014, mês de pico da doença, foram registrados 90 óbitos, na região da Grande São Paulo. Hoje, isto é, março de 2015, já foram registrados 70 óbitos, dos 1800 casos registrados. No âmbito estadual, os registros passam de 80 mil casos.
Para os especialistas, a possibilidade de ser ultrapassado o número de óbitos registrados em 2014, deve-se ao fato de a perspectiva não ser das melhores: a região metropolitana de São Paulo e o litoral paulista apresentam-se, hoje, bastante vulneráveis à doença. A zona norte da capital paulista, até o presente, registra o maior número de casos, seguido pela zona oeste.
Segundo representantes da Secretaria Municipal de Saúde, há medicamentos para amenizar o quadro da dengue enquanto doença tratável que, entretanto, pode levar à morte.
Se quisermos vencer a batalha contra o mosquito da dengue, interromper o ciclo do vetor, eliminando criadouros, deve ser nosso compromisso e principal tarefa.
Todos à luta!
Clique aqui para ver site indicado, com sugestão de trabalho pedagógico sobre a Dengue e outros temas: