Comunicados - 06/06/2025

COMUNICADO SME Nº 203, DE 05 DE JUNHO DE 2025

SEI 6016.2025/0070363-1


Divulga o cronograma referente ao projeto "Aprimorando Saberes – Diretores de Escola”.

 

O Secretário Municipal de Educação, 

CONSIDERANDO:

I - A necessidade de assegurar o direito à aprendizagem curricular de qualidade a todos os estudantes, condição para o pleno exercício da cidadania e para o enfrentamento das desigualdades sociais;

II - A relevância da formação continuada dos profissionais da educação, assim como do oferecimento de apoio e suporte para a implementação de estratégias pedagógicas que promovam o desempenho acadêmico dos estudantes;

III - Que os Diretores de Escola foram cientificados pessoalmente, pelas Diretorias Regionais de Educação, sobre a participação no Projeto Aprimorando Saberes – proposta de formação intensiva, conforme previsto no Programa JA;

IV - Que, em 23 de maio de 2025, foi publicada a Convocação da Secretaria Municipal de Educação (SME) 05/2025, de 25 Diretores de Escola para participação no Projeto Aprimorando Saberes;

V - Que, em reunião realizada em 29 de maio de 2025 com representantes sindicais, foi apresentado o Programa JA e esclarecido que o Projeto Aprimorando Saberes garantiria momentos de atividades do Diretor em sua Unidade Educacional e acordou-se que:

A indicação do Assistente de Diretor para apoiar à unidade escolar durante o período de formação intensiva, seria feita de forma dialogada entre o Diretor Regional de Educação e o Diretor de Escola;

Seria promovida uma reunião da SME para apresentação do projeto e acolhimento de sugestões;

VI - Que a referida reunião ocorreu em 2 de junho de 2025, com a presença dos Diretores envolvidos e de mediadores sindicais, tendo como objetivo a apresentação do projeto e escuta de proposições, entretanto, por decisão dos participantes, o encontro foi interrompido antes da apresentação pela SME e da abertura para debate das propostas, com a saída dos envolvidos juntamente com os representantes sindicais;

VII - Que, com o intuito de garantir espaço para escuta e manifestação individual, foram agendados encontros nos dias 3 e 4 de junho de 2025;

VIII - Que oportunidades de diálogo são atividades programadas no percurso formativo, de modo a favorecer a participação dos envolvidos na construção e no aperfeiçoamento do referido projeto.

 

COMUNICA

O cronograma referente ao projeto "Aprimorando Saberes – Diretores de Escola", que foi integralmente elaborado pela equipe técnica da SME, com o objetivo de fortalecer a atuação dos Diretores de Escola nas diferentes dimensões da gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

A formação será realizada no período de junho a dezembro de 2025, com encontros presenciais e atividades formativas, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), na Secretaria Municipal de Educação (SME), nas Unidades Educacionais entre outros ambientes que coadunem com os princípios e diretrizes da RME.

A frequência e a participação nas atividades formativas serão acompanhadas pelas equipes das DREs e da SME.

Os Assistentes de Diretor serão nomeados, conforme módulo excepcional ampliado para as Unidades envolvidas no Projeto Aprimorando Saberes em 2025, a fim de que demandas da Unidade Educacional sejam redistribuídas, garantindo que o Diretor se dedique pelo tempo necessário ao processo formativo.

O cronograma e as temáticas abordadas estão sujeitos a alterações.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES MÊS DE JUNHO

Semanalmente 4h em local de livre escolha – IN SME 46/2022

 

Primeira Semana - Data: 06/06/2025

ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL:

Levantamento da Documentação Pedagógica

 

Dia: 06/06/2025

Carga horária: Horário de trabalho na U.E

 

Segunda Semana - 09 a 13/06/2025

 

ATIVIDADE NA SME

Pauta:

Desafios da Gestão Escolar – mediação equipe NAAPA/SME

Dia 09/06/2025

Local: SME (sala anexa ao auditório)

9h00 - DRE Pirituba/Jaraguá 

10h00 - DRE Penha 

11h00 - DRE São Miguel 

12h00 - DRE Butantã 

14h00 - DRE Guaianases

15h00 - DRE Freguesia/Brasilândia

16h00 - Capela do Socorro, Ipiranga, São Mateus e Santo Amaro  

ATIVIDADE NA DRE: 

Mapa dos Desafios da Gestão Escolar, Diagnóstico pedagógico inicial da unidade e Análise do plano de ação com as Metas

Data: 10/06/2025 - 12/06/2025

Carga Horária: 8h diárias

ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL:

Levantamento da Documentação Pedagógica

Dia: 13/06/2025

Carga horária: Horário de trabalho na U.E

ATIVIDADE NAS DRES:

Mapa dos Desafios da Gestão Escolar, Diagnóstico pedagógico inicial da unidade e Análise do plano de ação com as Metas

Data: 09/06/2025 - 12/06/2025

Carga Horária: 8h

Local: DRE

 

ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL:

Levantamento da Documentação Pedagógica

Dia: 13/06/2025

Carga horária: Horário de trabalho na U.E

Terceira semana – 16 a 18/06/2025

ATIVIDADE SME: 

Semana de Aprofundamento – Palestra e oficinas

Data: 16/06/2025 - 18/06/2025

Horária: 8h diárias

Local: SME

Quarta semana – 23 a 27/06/2025

ATIVIDADE NAS DREs

Seminário dos Diretores de Escola

Data: 23/06/2025 - 26/06/2025

Carga Horária: 8h diárias

ATIVIDADE NA UNIDADE EDUCACIONAL

Ajustes com a equipe no plano de ação da Unidade.

Dia: 27/06/2025

Carga horária: 8h diárias

O Cronograma dos meses consecutivos será organizado por ciclo, conforme segue:

Semana 1

Mapeamento da Unidade Educacional DRE/Unidade Educacional.

Semana 2

Atividades formativas DRE/SME

Semana 3

Aprofundamento DRE/SME

Semana 4

Seminários DRE/SME

1 vez por semana

Atividade na Unidade Educacional

O percurso formativo está organizado a partir de objetivos e atividades específicas contemplando as temáticas:

● Diagnóstico Institucional e Mapeamento da Escola: realização de oficinas para análise de dados de desempenho e de frequência dos estudantes culminando na elaboração de um diagnóstico pedagógico inicial da unidade escolar.

● PPP como Instrumento Coletivo: leitura crítica do PPP, análise de sua vinculação com os indicadores de aprendizagem e realização de oficinas para revisão dos eixos do PPP (equidade, acompanhamento e avaliação).

● Acompanhamento das Aprendizagens: análise de dados e cruzamento de informações, estudo de caso com base em boletins e avaliações, e rodas de diálogo sobre tempo pedagógico e intervenções planejadas.

● Gestão Participativa e Colegiados: estudo de caso sobre o funcionamento dos conselhos escolares, oficinas para aprimorar a tomada de decisão em colegiados e elaboração de planos de ação para fortalecer a escuta das famílias, estudantes e docentes.

● Diversidade e Garantia dos Direitos à Aprendizagem: estudo de caso sobre diversidade, relações étnico-raciais e inclusão, oficinas de análise da proposta curricular e práticas inclusivas da Unidade, e elaboração de planos de ação para a promoção da equidade.

● Avaliação Interna e Externa: estudo de caso sobre o uso de resultados de avaliações para a tomada de decisão, oficinas para a criação de instrumentos de autoavaliação e apresentação de planos de ação para a gestão pedagógica.

● Sistematização do percurso e planejamento 2026: Oficinas para consolidação dos registros relacionados ao percurso formativo, apresentação dos planos de trabalho para 2026 e realização de encontro final come compartilhamento entre os pares.

 

APROFEM