ÁREA DO
FILIADO
Informativos - 17/10/2025
Tema: Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Data: 17 de outubro de 2025
Local: Câmara Municipal de São Paulo, sob a presidência do Vereador Celso Giannazi
Relatório decorrente da participação da APROFEM
Contextualização
A Audiência Pública teve como pauta central o debate sobre os desafios e caminhos para a efetivação da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com enfoque nas políticas públicas, práticas pedagógicas e garantias de direitos das pessoas com deficiência.
Condução dos Trabalhos
O presidente da Sessão abriu os trabalhos destacando o aumento expressivo das matrículas de estudantes com deficiência, com crescimento de quase 50% entre 2018 e 2023, sem a contrapartida em investimentos, estrutura ou recursos humanos que garantam o acolhimento e a aprendizagem significativa desses estudantes.
O vereador enfatizou que, embora a matrícula garanta o direito formal, a inclusão efetiva ainda não ocorre de forma plena, considerando as limitações estruturais, pedagógicas e humanas da Rede. Segundo sua fala, “a cidade de São Paulo não é acessível”, e carece de políticas públicas concretas e intersetoriais para o enfrentamento dessa realidade.
Principais Pontos Debatidos
Infraestrutura e Acessibilidade
Recursos Humanos e Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Legislação e Garantias Legais
Foram destacados os principais dispositivos que asseguram o direito à Educação Inclusiva:
Formação e Condições de Trabalho
Políticas Públicas e Situação Atual
Encaminhamentos e Propostas
Considerações Finais
A Audiência Pública reafirmou que a inclusão é um direito e não um favor, devendo o poder público assegurar estrutura, recursos humanos, formação e investimento para garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todos os estudantes.
Apesar dos avanços legais, a efetividade das políticas públicas ainda é comprometida pela ausência de planejamento intersetorial e pela carência de infraestrutura e valorização profissional.
Promover uma educação verdadeiramente inclusiva exige compromisso coletivo, escuta ativa e ações concretas que tornem cada escola um espaço de equidade, acolhimento e cidadania.
APROFEM