Em 24/03/2018
Evento idealizado em 2014 pelo médico Camram Nezhat, a Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarcha) tem o objetivo de conscientizar sobre essa doença que acomete mais 7 milhões de mulheres só no Brasil.
A endometriose pode acometer mulheres em diferentes idades, podendo levar anos para ser diagnosticada. Por isso, além do acompanhamento de rotina com o ginecologista, é importante prestar atenção aos sintomas mais comuns, como: cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dor difusa ou crônica na região pélvica, fadiga crônica e exaustão, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação e dificuldade para engravidar e infertilidade.
Apesar de não haver cura, o tratamento (cirúrgico ou com medicamentos), contribui no alívio da dor e ameniza os sintomas, também favorecendo a possibilidade de gravidez.
O evento, que reúne mais de 70 países, promoverá a 5a edição da marcha em diferentes cidades no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Grande, Brasília, Florianópolis, Salvador, Feira de Santana, Fortaleza, Boa Vista e Belém.
5a Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose
Dia: 24 de março (sábado)
Horário: 09h
Concentração: vão do MASP, na Av. Paulista.
Para participar da Marcha, basta preencher o formulário disponível aqui. A marcha é aberta a todos, portadores da doença ou não.
Mais informações sobre a endometriose: