23 ago - 2021 • 19:00 > 28 ago - 2021 • 21:00 Ver datas e horários
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Curso de Musicologia Africana
Uma abordagem etnomusicológica sobre os fazeres musicais de povos nativos africanos, historiografia, instrumentos tradicionais, religiosidade e meio de transmissão de conhecimentos e principais artistas contemporâneos
Há um ano atrás, lançava o Curso de Musicologia Africana, com o intuito de apresentar as práticas musicais de algumas regiões do sul de África (atuais África do Sul, Angola, Moçambique e Zimbabwe), as relações cotidianas dos povos nativos enquanto evento social, as cerimônias e ritos às quais as músicas estão relacionadas, aspectos historiográficos e de resistência ao longo dos tempos, as formas de transmissão oral e desdobramentos dessas musicalidades em contexto contemporâneo e diaspórico, principais artistas e difusores.
Nesta 6a Edição cada aula terá a duração de 01 (uma) hora e trinta (30) minutos, onde estaremos interagindo em tempo real por meio da sala virtual e teremos a participação especial da Dra Alessandra Ribeiro, Doutora em Matriz Africana e liderança jongueira. As aulas não serão gravadas, portanto, não será possível acessá-las posteriormente.
Para além das aulas, serão disponibilizados vídeos com conteúdo abordado em aula, playlists exclusivas selecionadas por mim para escuta de referências musicais e um plantão de dúvidas que durará o tempo do curso.
Aula Expositiva
Apreciação de Referências Históricas e Musicais
Leitura individual
Músicos, Pesquisadores, Produtores, Arte-Educadores, Simpatizantes de Cultura Africana
Estudo dos fazeres musicais em diferentes povos do sul da África.
Apresentar as variantes de traços tradicionais e a formação de novas músicas no século XX, nos países em causa;
Criar, a partir deste recorte, um olhar específico para os fazeres musicais que compõem a diversidade africana observando as vertentes historiográficas, sociológicas, geopolíticas, etnolinguísticas e etnológicas;
Desmistificar o conceito generalista de uma só unidade africana;
Amplificar práticas musicais africanas na diáspora;
Evidenciar o papel de África na consolidação de vários géneros e estilos musicais no mundo contemporâneo;
Proporcionar noções básicas sobre as abordagens analíticas utilizadas na etnomusicologia;
Promover reflexões e debates sobre a musicalidade e os adventos que a permeiam;
O primeiro módulo do curso apresenta seis aulas que serão feitas pela plataforma do google meet com os seguintes tópicos:
1ª aula - África e a Cultura “africana” - perspectivas e conceituações a partir do olhar africano
2ª aula - Mbira e a “música mbira” - maior símbolo identitário do Zimbabwe
3ª aula - Música moçambicana - um caminho para construção de moçambicanidade
4ª aula - O semba e seus desdobramentos - caminhos da música popular angolana
5ª aula - A construção da música popular sul africana no século XX.
6ª aula (AULA BÔNUS com Alessandra Ribeiro) - A cultura como espaço de reinvenção de realidade: Simbolismos e manutenção da memória
BERLINER, Paul. The Soul of Mbira: Music and Traditions of the Shona People of Zimbabwe. Bekeley: University of California Press, 1978.
DIAS, Margot. “Idiofones dedilhados”. In Instrumentos musicais de Moçambique. Lisboa: Instituto de investigação Científica Tropical – Centro de Antropologia Cultural e Social,1986; (75-102).
HAMMOND-TOOKE, W.D. The Bantu People of Southern Africa, London: Routledge and Kegan Paul. 1974
Mbira in Shona Culture. Mbira.org, 2008–2020. Disponível em: <https://mbira.org/what-is-mbira/mbira-music/the-role-of-mbira-in-shona-culture/#:~:text=The%20most%20important%20function%20of,mapira)%20ceremonies.&text=Although%20the%20mbira%20was%20originally,it%20is%20popular%20throughout%20Zimbabwe.>. Acesso em: 10, Junho, 2020.
SILAMBO, Micas. Um guia didático para a aprendizagem da Mbira Nyunganyunga: caso de Nhemamusasa. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos. X Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Educação Musical. Macapá/AP - 12 a 14 de novembro de 2018
TRACEY, H. “The Mbira Class of African Instruments in Rhodesia (1932)”. African Music: Journal of the International Library of African Music, Vol. 4, no. 3, Aug. 1969, pp. 78-95
TRACEY, H. “A Case for the Name Mbira”. African Music: Journal of the International Library of African Music, Vol. 2, no. 4, May 1961, pp. 17-25
TRACEY, H. “The State of Folk Music in Bantu Africa”. African Music: Journal of the International Library of African Music, Vol. 1, no. 1, Dec. 1954, pp. 8-11
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Otis Selimane Remane
Otis Selimane Remane é percussionista, baterista, cantor, compositor e educador moçambicano. Atualmente se encontra a concluir seus estudos de Música com ênfase em Perfomance Musical na Universidade Estadual de Campinas no Brasil, onde atua também como estudante pesquisador em etnomusicologia. Desenvolve projetos como o Mbirofonia Duo seu projeto de Música autoral The Otis Project, Grupo de Estudo de Percussão e ministra oficinas e palestras pelo país.